27/05/2019 / Juliana Inês Casa Barbieri

Educação

UFRGS chega a Farroupilha depois de anos de negociação

Após anos de negociações, finalmente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará instalada em Farroupilha, atendendo a toda região. O documento que garante o início dos trabalhos foi assinado na manhã desta segunda pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pelo prefeito Claiton Gonçalves junto à área de terra destinada à construção da unidade, no bairro Cinquentenário.
“Estamos vindo com o que há de melhor da universidade, estamos propondo trabalhar com todas as comunidades e todas as camadas da sociedade para trazer, através da inovação, o desenvolvimento sustentável. Isso significa trazer nossa capacidade de transformação, de cooperação com os municípios”, considerou Oppermann, na foto acima, de Juliana Inês Casa Barbieri/Jornal Informante, ao lado da primeira dama e deputada estadual Fran Somensi e prefeito Claiton.
Farroupilha receberá um centro de formação e de consultorias, será um Escritório de Inovação do Parque Científico e Tecnológico da UFRGS (Zenit), o primeiro a ser instalado fora da Capital Gaúcha e que atua no fomento da pesquisa, inovação e empreendedorismo. O reitor ainda destacou que a UFRGS está entre as cinco melhores universidades da América Latina e que traz sua expertise justamente para firmar parcerias e cooperar com o crescimento regional. Os trabalhos devem ter início em breve e a construção do prédio buscará recursos federais e estaduais para sua concretização. Confira mais na Editoria de Educação da Edição 590 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Criar Sesc visita a Redação do Jornal Informante

A turminha do Criar Sesc, projeto pedagógico diferenciado do Sesc Farroupilha, em que os alunos é que definem os rumos da atividade, esteve visitando a Redação do Jornal Informante na manhã desta sexta. Antonela, Amanda, Iago, João Lucas, Isadora, Theo e Manuela estiveram acompanhados da professora Claudia Hensel na atividade (veja mais nas fotos acima e abaixo).
O grupo pretende criar um Jornal falando sobre os dinossauros, que já está sendo produzido, e no processo tinha muitas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido em um Tabloide. Por conta disso, a visita foi agendada e os esclarecimentos p...

16/07/2021 / Ramon Cardoso

PGE e OAB pela volta às aulas

O domingo foi de movimentação no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). O movimento “Lugar de Criança é na Escola” fez uma manifestação pacífica em frente ao prédio, em Porto Alegre, onde foram deixadas mochilas, material escolar, roupas e alimentos, que foram repassadas ao projeto Anjos da Quinta e posteriormente doadas, para reforçar o apelo pelo retorno da volta às aulas, suspensas no Estado por decisão da juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Capital, em ação movida pela Associação Mães e Pais pela Democracia.
A ...

29/03/2021 / Ramon Cardoso