25/11/2019 / Ramon Cardoso

Educação

Turma Alberto Pasqualini se reencontra após 50 anos no CNEC

Mantida pela Campanha Nacional dos Educandários Gratuitos (CNEG, que viria a se tornar, no futuro, a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), a Turma 1969 do Ginásio Senador Alberto Pasqualini, que funcionava em duas salas do Estadual Farroupilha, promoveu o primeiro encontro dos ex-alunos.
Capitaneado pela professora Ione Ducati, ele aconteceu no último sábado, na CNEC Ângelo Antonello. Claro que foi pautado pela emoção e por agradáveis lembranças. A adesão foi alta. Dos 43 alunos que se formaram (no início, foram 56 que integravam a classe), 32 estiveram presentes (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Oito não puderam comparecer e três faleceram. A grande maioria permaneceu na cidade.
As atividades começaram no hall de entrada do educandário, com identificação dos presentes, seguida de fala de Ione no auditório, quando rememorou características marcantes dos alunos. Na sequência, uma placa na entrada do prédio foi descerrada (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante), seguida do plantio de um ipê amarelo. O almoço de confraternização aconteceu no Restaurante Parque dos Pinheiros. 

Compartilhe

Veja Também:

Criar Sesc visita a Redação do Jornal Informante

A turminha do Criar Sesc, projeto pedagógico diferenciado do Sesc Farroupilha, em que os alunos é que definem os rumos da atividade, esteve visitando a Redação do Jornal Informante na manhã desta sexta. Antonela, Amanda, Iago, João Lucas, Isadora, Theo e Manuela estiveram acompanhados da professora Claudia Hensel na atividade (veja mais nas fotos acima e abaixo).
O grupo pretende criar um Jornal falando sobre os dinossauros, que já está sendo produzido, e no processo tinha muitas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido em um Tabloide. Por conta disso, a visita foi agendada e os esclarecimentos p...

16/07/2021 / Ramon Cardoso

PGE e OAB pela volta às aulas

O domingo foi de movimentação no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). O movimento “Lugar de Criança é na Escola” fez uma manifestação pacífica em frente ao prédio, em Porto Alegre, onde foram deixadas mochilas, material escolar, roupas e alimentos, que foram repassadas ao projeto Anjos da Quinta e posteriormente doadas, para reforçar o apelo pelo retorno da volta às aulas, suspensas no Estado por decisão da juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Capital, em ação movida pela Associação Mães e Pais pela Democracia.
A ...

29/03/2021 / Ramon Cardoso