23/09/2019 / Ramon Cardoso

Educação

Lanceiros Negros, do IFRS Farroupilha, produz o terceiro veículo automotor mais eficiente da América Latina

Competição realizada nos armazéns do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, na última quinta, a Shell Eco-Marathon Brasil reuniu mais de 500 participantes, estudantes em sua grande maioria, divididos em 37 equipes. A prova era uma disputa por eficiência energética e tinha por objetivo o desenvolvimento de um veículo que percorresse a maior distância com o mais baixo consumo de combustível. A disputa foi dividida em três categorias: Bateria Elétrica, Etanol e Gasolina.  
A Lanceiros Negros (fotos acima e abaixo, de Nicholas Fonseca/Comunicação IFRS), do Campus Farroupilha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), fez uma das melhores médias, com 424,7 quilômetros por litro na categoria Etanol, ficando em 2º lugar na divisão (o mais eficiente foi da equipe paranaense de Pato Branco). Na classificação geral, o protótipo farroupilhense finalizou como o 3º veículo a combustão mais eficiente da América Latina.
Quem levou a competição foi a equipe Drop Team, do IFRS Campus Erechim, conquistando o bicampeonato. Na categoria Gasolina, ela obteve a média de 542,4 quilômetros rodados por litro. Além do prêmio de R$ 20 mil, agora a equipe se prepara novamente para participar da etapa norte-americana da competição de eficiência energética, que acontece no próximo ano.

Compartilhe

Veja Também:

Criar Sesc visita a Redação do Jornal Informante

A turminha do Criar Sesc, projeto pedagógico diferenciado do Sesc Farroupilha, em que os alunos é que definem os rumos da atividade, esteve visitando a Redação do Jornal Informante na manhã desta sexta. Antonela, Amanda, Iago, João Lucas, Isadora, Theo e Manuela estiveram acompanhados da professora Claudia Hensel na atividade (veja mais nas fotos acima e abaixo).
O grupo pretende criar um Jornal falando sobre os dinossauros, que já está sendo produzido, e no processo tinha muitas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido em um Tabloide. Por conta disso, a visita foi agendada e os esclarecimentos p...

16/07/2021 / Ramon Cardoso

PGE e OAB pela volta às aulas

O domingo foi de movimentação no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). O movimento “Lugar de Criança é na Escola” fez uma manifestação pacífica em frente ao prédio, em Porto Alegre, onde foram deixadas mochilas, material escolar, roupas e alimentos, que foram repassadas ao projeto Anjos da Quinta e posteriormente doadas, para reforçar o apelo pelo retorno da volta às aulas, suspensas no Estado por decisão da juíza Rada Maria Metzger Kepes Zaman, da 1ª Vara da Capital, em ação movida pela Associação Mães e Pais pela Democracia.
A ...

29/03/2021 / Ramon Cardoso