28/06/2017 / Ramon Cardoso

Cidade

Lançada a 12ª Seleção de Vinhos de Farroupilha

A noite desta terça foi de celebração no Centro Administrativo Prefeito Avelino Maggioni. No Salão Nobre da prefeitura ocorreu o lançamento da 12ª edição da Seleção de Vinhos de Farroupilha. Já a partir desta quarta inicia o período de inscrições e coleta das amostras entre as vinícolas participantes.
Presidente da Associação Farroupilhense dos Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), João Carlos Taffarel apresentou a nova edição e reforçou a importância do concurso para fortalecimento da cadeia vitivinícola e melhora qualitativa dos produtos elaborados nas vinícolas farroupilhenses.
“Nesta semana, mais seis vinhos estão prestes a serem certificados com o selo da IP (a Indicação de Procedência), chegando a mais de 400 garrafas e 200 mil litros de produtos com essa designação de qualidade”, celebrou Taffarel (foto acima). A conquista da IP ocorreu em outubro de 2015 e a meta da Afavin.
Conforme destacou seu presidente, é de enaltecer ainda mais essa distinção e mostrar o valor que agrega ao produto local. Taffarel também falou sobre o projeto aprovado, junto à Embrapa, de caracterização fisiológica da uva moscato branco que, ao que tudo indica, é única no mundo, o que reforça a especialidade da produção do município.
São 13 categorias em disputa: vinho tinto de mesa seco e suave, vinho branco de mesa seco e suave, vinho rosado fino seco, vinho tinto fino seco, vinho branco fino seco (exceto moscatéis), vinho branco fino seco moscatel tranquilo (engarrafado ou a granel), espumante moscatel, espumante brut chamat, espumante brut champenoise, vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado.
Serão premiadas até 30% das amostras inscritas em cada categoria, desde que atinjam a pontuação mínima: 88 a 100 pontos (medalha de ouro), 84 a 87 pontos (prata) e 78 a 83 (bronze). No ano passado foram 171 amostras inscritas, que renderam 33 medalhas douradas e 23 prateadas, além de duas distinções especiais Moscatel Premium.
A Afavin também apresentou um balanço oficial das 11 edições anteriores. Onde foram avaliadas 1.722 amostras com 600 produtos premiados. Foram 271 medalhas de ouro, 293 de prata, oito de bronze, oito menções honrosas e 20 distinções especial Moscatel Premium.
A coleta das amostras nas vinícolas se estende até o próximo dia 7. A análise sensorial acontece entre os dias 25 e 27 do mês que vem, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e a entrega dos prêmios está marcada para o dia 15 de setembro, às 19h30min, seguida por jantar com os produtos premiados, no Centro Municipal de Eventos Mário Bianchi.  
Secretário de Turismo e Cultura, Francis Casali falou da relevância do setor vitivinícola para o turismo da cidade, destacando, em particular, a excelente recepção aos visitantes feita por cantinas e vinícolas farroupilhenses. Também presidente do Comitê de Enoturismo do Ibravin, o secretário frisou que a Seleção vem para reforçar a qualificação dos vinhos, sucos e espumantes elaborados no município.
Pasta que atua conjuntamente na promoção do evento, o Desenvolvimento Rural, comandado por Ricardo Bicca Ferrari, também considerou a importância da cadeia vitivinícola dentro do segmento e que a valorização da Seleção de Vinhos apenas reafirma o sucesso de todo o setor em que está inserida.
“O trabalhador da vitivinícola farroupilhense é a estrela maior da Seleção de Vinhos”, destacou o prefeito Claiton Gonçalves (foto abaixo). Ele fez questão de saudar os agricultores e produtores que plantam a uva e que o Executivo Municipal tem se esforçado em manter a cidade em um patamar de referência quando se trata da produção de uvas, vinhos e, principalmente, espumantes.
A promoção da 12ª Seleção é da prefeitura, através das Secretarias de Turismo e Cultura e Desenvolvimento Rural e da Afavin. O patrocínio é da Scholle IPN, Agrimar, Sotrima, Amazon Group, BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, Facchin, Guaresi, Tramontina, Verallia e Vêneto Mercantil.
São apoiadores institucionais a Associação de Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste, Confraria Feminina do Vinho e Espumante de Farroupilha, Embrapa Uva e Vinho, Escritório Municipal da Emater/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho, Laboratório de Referência Enológica, Secretaria da Agricultura Pecuária e Irrigação, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, IFRS Campus de Bento Gonçalves, Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae), Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Farroupilha. 

Compartilhe

Veja Também:

Rotary Nova Vicenza empossa nova diretoria para 2021/2022

Foi empossada, na noite de sexta, a gestão 2021/2022 do Rotary Club Farroupilha Nova Vicenza, quando a presidente Alessandra Trubian de Assumpção passou o comando do tradicional clube de serviço para Helisson Teles e sua nova diretoria (veja mais nas fotos acima e abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante).
"Eu só tenho que agradecer a todos, em especial à minha diretoria, porque o ano foi, como todos sabem, desafiador, mas nos readaptamos e seguimos adianta em nosso propósito de servir a sociedade", declarou Alessandra, desejando sucesso ao novo presidente.
"Ingressei em 2016 no Rotary Nova Vicenza e fui ...

17/07/2021 / Ramon Cardoso

Ainda há tempo de colaborar com os coelhos solidários

Há alguns anos, o farroupilhense Róger Cappelletti se dedica a campanhas beneficentes e solidárias em datas especiais, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Ele morou em Caxias do Sul entre 2017 e 2019 e seguiu com essas campanhas por lá. Quando retornou para a Terra, mobilizou um grupo de amigos para o desenvolvimento da Campanha Páscoa Solidária. Ela foi realizada ano passado e, com a pandemia ainda em curso, ganhou impulso maior neste ano.
Quem tiver interesse em colaborar, o grupo está arrecadando brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão repassados, no sábado à t...

30/03/2021 / Ramon Cardoso