21/08/2017 / Ramon Cardoso

Inside

Farroupilhense Matheus Piccoli conquista prêmio no Festival de Cinema de Gramado

O jovem Matheus Butzke Piccoli, 25 anos, foi premiado na noite deste domingo no 45º Festival de Cinema de Gramado. Ele atuou como montador e assistente de direção do cineasta Cacá Nazário (dupla acima, na foto de Cleiton Thiele/Pressphoto), que venceu a categoria Curtas Gaúchas com “Secundas”, filme que retrata o movimento de ocupações das escolas gaúchas e que acompanhou a rotina dos estudantes do Comitê das Escolas Independentes (CEI), entre julho e outubro do ano passado.
“O Cacá me procurou porque desejava fazer um trailer sobre o movimento e, aos poucos, percebemos que renderia um curta-metragem. Acrescentamos um material recebido do cineasta paulista Kevin Darc, que percorreu o País registrando ocupações, montamos a narrativa em junho deste ano e acabamos inscrevendo a obra no Festival de Cinema”, explicou Matheus. A categoria é promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS). O trabalho, de 20 minutos, concorreu com outros 18 curtas-metragens gaúchos.   
“É um filme que fala sobre a busca pela educação, resistência e criminalização dos movimentos sociais”, destaca o jovem farroupilhense. Matheus é formado em Realização Audiovisual pela Unisinos, em 2016. Ele já havia atuado na montagem do curta “Consertam-se Gaitas”, que venceu o Curtas Gaúchos na época em que era promovido pela RBSTV, em 2015, e que foi dirigido pelo trio Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini, do Núcleo Audiovisual da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, além de ter triunfado, com o mesmo trabalho, também no 3º Cine Serra de Caxias do Sul. Mas ele considera este seu primeiro profissional.
“No ‘Consertam-se Gaitas’ eu apenas montei o material, que já estava produzido. Neste, participei de toda concepção, desde o início”, pontuou o jovem. O gosto por Cinema faz parte da vida de Matheus há um bom tempo, antes mesmo de ingressar no ambiente acadêmico. Em março de 2011, na Edição 6 do Descolado do Jornal Informante, Caderno Especial voltado ao público jovem, ele já acalentava o sonho de seguir profissionalmente na área (veja Capa abaixo). A conquista do em Gramado, não resta dúvida, abrirá muitas portas para o jovem, que ainda aproveita os momentos especiais pós-triunfo.
“A sensação é ótima porque quem atua na área sabe como é difícil conquistar um prêmio em um Festival tão tradicional quanto é o de Gramado e, ainda mais, tratando de um filme político com um discurso honesto, objetivo e sincero como é o ‘Secundas’. Na situação em que estamos no País, em que os ânimos sempre se exaltam quando se trata de questões deste gênero, este prêmio mostra que não estamos sozinhos, que fizemos a nossa parte e que é possível lutar e ter esperança”, finalizou o jovem.  

Compartilhe

Veja Também:

Mão Amiga realiza Brechó no próximo sábado

Voltado ao atendimento de crianças de 0 a 4 anos, o projeto Mão Amiga Farroupilha subsidia o pagamento de 50% do valor da mensalidade em escolas de Educação Infantil particulares de Farroupilha para famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, número que aumentou por conta da pandemia e, justamente por isso, a ação deste sábado ganha um apelo ainda maior.
Será a 3ª edição do Brechó, desta vez comercializando exclusivamente artigos infantis: roupas, calçados e brinquedos. A iniciativa acontece das 9h às 13h, na área coberta do CNEC, c...

14/06/2021 / Ramon Cardoso

Projeto RodaMoinho Cultural é contemplado pela Aldir Blanc

Proposto pela Associação Cultural Moinho Covolan, o projeto RodaMoinho conquistou, nesta semana, o 1º lugar na Serra e figurou entre os que tiveram avaliação mais alta do Rio Grande do Sul entre mais de 6 mil propostas cadastradas no edital “Criação e Formação: Diversidade das Culturas”, da lei federal Aldir Blanc, desenvolvida em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado e Fundação Marcopolo.

O RodaMoinho propõe um conjunto de ações culturais integradas a partir da edificação histórica e reforça a luta da Associação pela pres...

24/02/2021 / Ramon Cardoso