28/06/2020 / Ramon Cardoso

Cidade

Farroupilhense é homenageada como a “Sueca do Ano”

O reconhecimento é para poucos. A farroupilhense Vilma Lourdes Bohm Tasca (foto acima, de Divulgação) foi homenageada como a “Sueca do Ano de 2020” por seu legado em promover a Casa da Cultura Sueca e o Museu do Linho. A Svenska Kulturhuset (foto abaixo, do Arquivo do Jornal Informante) foi construída em 1944, pela família Bohm, com a finalidade de ser uma fábrica de cordas e barbantes de linho.
A atividade foi trazida para o Brasil em 1890, com o imigrante Carl Oscar Bohm, que se estabeleceu inicialmente na Linha Barata Góis, colônia de Antônio Prado. Em 1908 teve início sua chegada à Linha Jansen até a construção da edificação, no lote 54, que guarda os traços característico do País escandinavo. Os trabalhos foram mantidos até 1978. O local é preservado pela Família Bohm e funciona como Casa da Cultura Sueca e Museu do Linho.
“É com grande alegria que venho agradecer, ao Consulado Geral da Suécia em São Paulo, pela honrosa homenagem, com a medalha Svensk 2020. Quero partilhar essa premiação com todos os que colaboraram para que a história e a cultura da imigração sueca, de 1890, fosse resgatada e pudesse ser repassada para as gerações futuras”, escreveu Vilma no Facebook. A distinção foi entregue no Dia Nacional da Suécia, o Sveriges Nationaldag, no último dia 6, de forma online.

Compartilhe

Veja Também:

Rotary Nova Vicenza empossa nova diretoria para 2021/2022

Foi empossada, na noite de sexta, a gestão 2021/2022 do Rotary Club Farroupilha Nova Vicenza, quando a presidente Alessandra Trubian de Assumpção passou o comando do tradicional clube de serviço para Helisson Teles e sua nova diretoria (veja mais nas fotos acima e abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante).
"Eu só tenho que agradecer a todos, em especial à minha diretoria, porque o ano foi, como todos sabem, desafiador, mas nos readaptamos e seguimos adianta em nosso propósito de servir a sociedade", declarou Alessandra, desejando sucesso ao novo presidente.
"Ingressei em 2016 no Rotary Nova Vicenza e fui ...

17/07/2021 / Ramon Cardoso

Ainda há tempo de colaborar com os coelhos solidários

Há alguns anos, o farroupilhense Róger Cappelletti se dedica a campanhas beneficentes e solidárias em datas especiais, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Ele morou em Caxias do Sul entre 2017 e 2019 e seguiu com essas campanhas por lá. Quando retornou para a Terra, mobilizou um grupo de amigos para o desenvolvimento da Campanha Páscoa Solidária. Ela foi realizada ano passado e, com a pandemia ainda em curso, ganhou impulso maior neste ano.
Quem tiver interesse em colaborar, o grupo está arrecadando brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão repassados, no sábado à t...

30/03/2021 / Ramon Cardoso