13/07/2020 / Ramon Cardoso

Política

Serra tem recurso negado e fica semana na bandeira vermelha

Após duas semanas com recurso acatado, a Serra teve seu pedido de reconsideração negado nesta segunda pelo governador Eduardo Leite, em anúncio feito no final da tarde. Desta forma, a região seguirá na semana com a bandeira vermelha até o final da tarde de sexta, quando haverá uma nova rodada de divulgação do sistema de bandeiras do distanciamento controlado.
Das 15 regiões que estavam na bandeira vermelha, cinco tiveram recursos deferidos e voltaram para a laranja. São elas: Cruz Alta, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo. Além da Serra, as regiões de Cachoeira do Sul, Passo Fundo e Taquara não tiveram seus pedidos atendidos (veja mais no mapa acima).
As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Pelotas, que já estavam desde a semana anterior na bandeira vermelha, permaneceram na condição. As demais regiões de Bagé, Ijuí, Lajeado, Santa Maria e Uruguaiana, que já estavam na laranja, ficaram na classificação.  
Uma alteração no protocolo foi de permitir que o comércio varejista não essencial funcione mesmo na bandeira vermelha, mas apenas no sistema pegue e leve ou drive thru. Mais sobre a pauta você confere na Editoria de Política da Edição 646 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.

Compartilhe

Veja Também:

Serra abre agosto na vermelha e número de regiões sobe para 12

A nova rodada do distanciamento controlado foi anunciada pelo governo do Estado no final da tarde desta sexta. A Serra permaneceu, no modelo, classificada como bandeira vermelha pela quinta semana consecutiva na avaliação prévia (veja mapa acima). Na primeira da série, o recurso do Observatório Regional da Saúde, da Universidade de Caxias do Sul, feito para a Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), foi acatado, nas três seguintes acabou indeferido. Nesta um novo recurso deve ser feito até o domingo pela manhã.
Cinco regiões migraram da bandeira laranja para a vermelh...

31/07/2020 / Ramon Cardoso

Presidente da Amesne cobra autonomia para Serra e municípios

Em entrevista ao Jornal Informante desta sexta, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda (foto acima, da Prefeitura de Cotiporã), não poupou críticas ao modelo de distanciamento controlado proposto pelo governador Eduardo Leite. Na opinião do dirigente, o modelo não tem mais sentido e não reflete a realidade da região.
Ele também comentou que a proposta de maior independência a regiões e cidades é uma medida inaplicável no formato em que foi apresentada, já qu...

30/07/2020 / Ramon Cardoso