29/06/2020 / Ramon Cardoso

Política

Serra tem recurso acatado e fica na bandeira laranja

Em live no final da tarde desta segunda, o governador Eduardo Leite acatou o recurso da Serra solicitando para que a região não ingressasse na bandeira vermelha, que passaria a vigorar nesta terça, e permanecesse na laranja, de risco médio de contágio e propagação do covid.
O Observatório Regional da Saúde, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foi o responsável por formular o recurso para a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), que aponta divergência entre os dados apresentados pelo governo do Estado e os compilados pelo Observatório.
Além da Serra, as regiões de Erechim e Palmeira das Missões também não ingressarão na bandeira vermelha e permanecerão na laranja. As regiões de Passo Fundo e Santo Ângelo tiveram os recursos indeferidos e, com isso, ingressam na bandeira vermelha a partir desta terça. Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa, que já estavam na vermelha, não interpuseram recursos, anuindo com a classificação.
Leite destacou que houve melhoria nas internações por covid na Serra, que baixaram de 88 para 76 na última semana, uma redução de 14%. O governador apontou também uma estabilidade em internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que eram de 38 e tiveram leve incremento para 40, que também garantiu uma classificação na bandeira amarela no quesito. Dados não muito distantes dos apontados na última sexta, mas que não impediram a decretação da bandeira vermelha, que vigoraria a partir desta terça.  
Com a manutenção da laranja, o comércio não essencial pode operar, respeitando as regras de higiene, proteção e distanciamento social dentro do modelo adotado pelo Estado. Uma nova rodada de avaliação será feita na sexta e a expectativa é de manutenção da região dentro da bandeira laranja, buscando uma melhora nos indicadores para se afastar do risco de aumento das restrições. Mais sobre a questão na Editoria de Política da Edição 644 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Recurso é aceito e governador mantém Serra na bandeira laranja

Em live no final da tarde desta segunda, o governador Eduardo Leite apresentou o resultado dos pedidos de reconsideração na classificação das bandeiras estipuladas pelo distanciamento controlado. Assim como ocorreu na semana passada, a Serra teve o recurso aceito e, com isso, não ingressará na bandeira vermelha, permanecendo, portanto, na laranja. O recurso da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) foi novamente formulado pelo Observatório Regional da Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Leite destacou que, embora o número de internações em leitos d...

06/07/2020 / Ramon Cardoso

Serra volta à bandeira vermelha com mais quatro regiões

Como já era de se esperar, a Serra voltou a ser classificada como bandeira vermelha em nova rodada do distanciamento controlado, que foi anunciada no final da tarde desta sexta pelo governador Eduardo Leite. Além da serrana, as regiões de Palmeira das Missões, Erechim e Pelotas, que estavam na bandeira laranja, migraram para a vermelha, e o mesmo aconteceu com a região de Taquara, que estava na amarela. Permanecem com a bandeira vermelha as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Passo Fundo. 
Com isso, são 10 regiões do Estado (veja na imagem) que são, no entendimento do governador,...

03/07/2020 / Ramon Cardoso