28/08/2020 / Ramon Cardoso

Política

Serra: bandeira laranja com protocolo de amarela

A nova rodada do distanciamento controlado, a 17ª, foi divulgada no final da tarde desta sexta pelo governo do Estado. No modelo, a Serra permanece classificada com a bandeira laranja pela quarta semana consecutiva e o Observatório Regional de Saúde, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ingressou, representando a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com um pedido de gestão compartilhada e que foi aceito, ou seja, que permite a adoção de medidas e protocolos adotados na bandeira amarela.
Além da Serra, permaneceram com a bandeira laranja as regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Guaíba, Erechim, Bagé e Cachoeira do Sul, bem como Capão da Canoa, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Lajeado, que estavam na vermelha e migraram para a bandeira menos restritiva, totalizando em 11 as regiões em laranja. São 10 as que seguem com a bandeira vermelha: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Palmeira das Missões e Passo Fundo. Cruz Alta e Ijuí, que estavam na laranja, tiveram piora e foram reclassificadas com a bandeira vermelha.
São 11 as regiões do Estado que estão sob vigência da cogestão. Afora a Serra, Capão da Canoa, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Pelotas (todas na laranja com possibilidade de seguir protocolos menos restritivos, ou seja, os da bandeira amarela), além de seis regiões de bandeira vermelha: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Taquara, Passo Fundo e Palmeira das Missões. Os recursos podem ser encaminhados ao Palácio Piratini até a manhã de domingo e na segunda à tarde será divulgado o mapa definitivo que estará valendo para a primeira semana de setembro, que irá vigorar do dia 1º, próxima terça, ao dia 7.  

 

Compartilhe

Veja Também:

Amesne protocola pedido de flexibilização ao Estado

Nesta segunda pela manhã, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) protocolou um pedido de flexibilização das regras previstas pelo governo do Estado em seu modelo de distanciamento controlado. A medida visa, sobretudo, amenizar algumas das restrições que afetam severamente o comércio.
O Comitê Técnico da Amesne, entidade que é presidida pelo prefeito Fabiano Feltrin (foto acima, de Ari Júnior) foi quem levantou os dados para o embasamento da ação, como o fato da vacinação já ter sido realizada para grupos acima de 70 anos, p&uacut...

29/03/2021 / Ramon Cardoso

Feltrin assume a presidência da Amesne

Em reunião virtual realizada nesta quinta à tarde, o prefeito Fabiano Feltrin acumula agora o cargo também de presidente. Ele assume a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, a Amesne, para a gestão 2021/2022.
O encontro contou com a participação de mais de 30 gestores municipais que integram a Associação. Feltrin (na foto acima, de Ari Júnior) assume no lugar do também progressista José Carlos Breda, ex-prefeito de Cotiporã. 

18/03/2021 / Ramon Cardoso