21/07/2017 / Ramon Cardoso

Cidade

Seleção de Vinhos terá 178 amostras concorrendo em sua 12ª edição

Assim como havia ocorrido em 2015, na 10ª edição, a Seleção de Vinhos de Farroupilha registrou, neste ano, a inscrição de 178 amostras, empatando, portanto, com o recorde anterior. Doze vinícolas inscreveram seus produtos (veja na foto acima, de Marciele Scarton), entre vinhos, espumantes, sucos e frisantes. Na 1ª edição, o número de amostras cadastradas foi 120.
“Esse crescimento expressivo comprova que o concurso cumpre seu papel enquanto ferramenta de monitoramento da evolução qualitativa dos produtos e também que temos obtido êxito em promover a produção vitivinícola local de qualidade a partir do certame. Os produtores percebem esses avanços e participam sempre com ênfase”, destaca João Carlos Taffarel, presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), que promove o evento em conjunto com a prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e Cultura e Desenvolvimento Rural.
Vinhos de mesa tintos e brancos, secos e suaves; vinhos finos secos tinto, branco e rosado; vinho branco fino seco moscatel tranquilo; espumantes moscatel e brut; vinho frisante moscatel e suco de uva integral/natural ou adoçado são as categorias em disputa no concurso. A análise sensorial acontece de terça a quinta da próxima semana, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, e será feita por um grupo de 40 degustadores convidados, composto por enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.
Patrocinam o evento a Scholle IPN, Agrimar e Sotrima, Amazon Group, BiotecSul, Corticeira Paulista, Ever Intec, Facchin Import&Export, Guaresi, Tramontina, Vêneto Mercantil, Verallia e Cromo Gráfica. São apoiadores institucionais a Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste, Confraria Feminina do Vinho e do Espumante de Farroupilha, Embrapa Uva e Vinho, Escritório Municipal da Emater/RS/Ascar, Instituto Brasileiro do Vinho, Laboratório de Referência Enológica, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, IFRS Campus Bento Gonçalves, Juntos Para Competir (Farsul/Senar/Sebrae), Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, Sindicato dos Trabalhadores  Agricultores Familiares de Farroupilha e UCS Farroupilha.

 

Compartilhe

Veja Também:

Nestor Feltrin, o mais novo Cidadão Emérito de Farroupilha

A noite de segunda foi de celebração na Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton. O dentista Nestor Feltrin (foto acima, de Daniel Rufatto/Jornal Informante) foi agraciado com o título de Cidadão Emérito de Farroupilha, integrando um seleto rol de homenageados com a distinção (veja lista abaixo). 
Sempre ativo na comunidade farroupilhense, Feltrin presidiu o Clube do Comércio, o Giovana Campo Clube, foi figura ativa no escotismo, no tradicionalismo através do CTG Ronda Charrua e também teve atuação destacada no Lions Clube Centro.
Porém, seu trabalho mais reconhecido na soci...

10/10/2017 / Ramon Cardoso

Ação conjunta entre Brigada e Civil estoura ponto de distribuição de drogas no bairro Cruzeiro

A partir de denúncias, o Setor de Inteligência da Brigada Militar acabou confirmando que uma residência, localizada na rua Almiro Antônio Palavro, no bairro Cruzeiro, servia como um ponto de distribuição de drogas que abastecia toda cidade. Após obter um mandado de busca e apreensão, a BM cumpriu a diligência no final da tarde desta terça. A ação foi realizada de maneira conjunta com a Polícia Civil.  
No local foram presas duas mulheres (uma que alugava a residência e a outra supostamente usuária), ambas de 25 anos, e um homem (supostamente usuário), de 26 anos, e a...

26/09/2017 / Ramon Cardoso