06/07/2020 / Ramon Cardoso

Política

Recurso é aceito e governador mantém Serra na bandeira laranja

Em live no final da tarde desta segunda, o governador Eduardo Leite apresentou o resultado dos pedidos de reconsideração na classificação das bandeiras estipuladas pelo distanciamento controlado. Assim como ocorreu na semana passada, a Serra teve o recurso aceito e, com isso, não ingressará na bandeira vermelha, permanecendo, portanto, na laranja. O recurso da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) foi novamente formulado pelo Observatório Regional da Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Leite destacou que, embora o número de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 tenha registrado aumento, de 40 para 59, foi verificada um incremento relativamente pequeno nas internações por covid-19 ou suspeitos em leitos clínicos, que ficaram em 7%, diante dos 38% na semana anterior. Outro dado que contribuiu para que o gestor estadual reconsiderasse a avaliação inicial e mantivesse a Serra na condição atual foi a diminuição no número de óbitos, que baixou de 16 para 12. Além disso, o aumento no número de leitos disponíveis, com cerca de 80 livres, também ajudou na análise.
Além da Serra, as regiões de Taquara (que havia migrado da amarela diretamente para a vermelha), Passo Fundo e Erechim deixaram a classificação da bandeira vermelha de volta à laranja. Em compensação, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa, Palmeira das Missões e Pelotas permanecem na bandeira vermelha. As demais regiões, que já estavam na bandeira laranja, permaneceram na condição. Mais sobre a questão você confere na Editoria de Política da Edição 645 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.

Compartilhe

Veja Também:

Serra abre agosto na vermelha e número de regiões sobe para 12

A nova rodada do distanciamento controlado foi anunciada pelo governo do Estado no final da tarde desta sexta. A Serra permaneceu, no modelo, classificada como bandeira vermelha pela quinta semana consecutiva na avaliação prévia (veja mapa acima). Na primeira da série, o recurso do Observatório Regional da Saúde, da Universidade de Caxias do Sul, feito para a Associação de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), foi acatado, nas três seguintes acabou indeferido. Nesta um novo recurso deve ser feito até o domingo pela manhã.
Cinco regiões migraram da bandeira laranja para a vermelh...

31/07/2020 / Ramon Cardoso

Presidente da Amesne cobra autonomia para Serra e municípios

Em entrevista ao Jornal Informante desta sexta, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda (foto acima, da Prefeitura de Cotiporã), não poupou críticas ao modelo de distanciamento controlado proposto pelo governador Eduardo Leite. Na opinião do dirigente, o modelo não tem mais sentido e não reflete a realidade da região.
Ele também comentou que a proposta de maior independência a regiões e cidades é uma medida inaplicável no formato em que foi apresentada, já qu...

30/07/2020 / Ramon Cardoso