11/09/2019 / Ramon Cardoso

Política

Projeto Solidare: Farmácia Solidária é aprovado na Assembleia Legislativa

Iniciativa introduzida com sucesso no município, o Solidare: Farmácia Solidária foi uma proposição da primeira dama Francis Somensi (foto acima, de Adroir Fotógrafo), que virou uma meta de campanha de sua candidatura à deputada estadual. Pois bem, pouco mais de sete meses após assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS), a promessa foi cumprida. Nesta terça à noite, o Programa Solidare: Farmácia Solidária está muito próximo de virar lei estadual.
Com a aprovação do projeto de lei no Parlamento Estadual estão criadas as condições jurídicas necessárias para que outros municípios gaúchos possam instalar as Farmácias Solidárias. Tramitando na AL/RS desde o final de março, o projeto foi aprovado de forma unânime e recebeu os 50 votos dos presentes à Casa Legislativa nesta terça à noite (veja na foto abaixo, de Adroir Fotógrafo). Antes de ser votado, ele passou pelas Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Meio Ambiente e Segurança e Serviços Públicos.
“Quero agradecer imensamente a todos que contribuíram para que esse projeto chegasse até aqui. Agradecer de forma especial aos meus colegas deputados, a nossa classe farmacêutica, o pessoal do Conselho Regional de Farmácia, a nossa Vigilância Sanitária do Estado e de forma muito especial, a nossa secretária de saúde, Arita Bergmann, pelo apoio incondicional a nossa causa”, declarou Fran (Republicanos) na tribuna da Assembleia gaúcha.
A deputada farroupilhense explicou que o projeto prevê a conscientização, doação, reaproveitamento e distribuição gratuita de medicamentos válidos, além de prever a destinação final de forma correta dos remédios vencidos. Fran frisou que a Solidare foi criada há quatro anos em Farroupilha e, nesse período, beneficiou 12 mil pessoas, gerando uma economia para os cofres públicos de R$ 1,7 milhão, além de ter evitado que duas toneladas de medicamentos vencidos fossem parar no meio ambiente. A iniciativa busca também evitar a intoxicação medicamentosa e a automedicação.
“Estou muito feliz com a aprovação do projeto já neste primeiro ano de mandato, pois com a Lei nós temos as condições legais para buscar a implementação das Farmácias Solidárias em outros municípios do Rio Grande do Sul”, enfatizou a deputada. Com a aprovação na AL/RS o Projeto de Lei aguarda apenas a sanção do governador Eduardo Leite para se transformar em Lei Estadual. A expectativa é que isso aconteça nas próximas semanas. Veja mais sobre a aprovação na Editoria de Política e Editorial da Edição 605 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Jornal Informante publica pesquisa eleitoral nesta sexta

Realizada pelo Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião, o Igape, o Jornal Informante publica a primeira pesquisa eleitoral do pleito farroupilhense na Edição 659, que circula nesta sexta. O Instituto ouviu 532 munícipes para a elaboração do material, distribuído dentro dos indicadores de sexo, faixa etária, escolaridade e renda.
Além da pesquisa espontânea e induzida, o Igape também avaliou o cenário de induzida com o vice, rejeição, certeza de voto e expectativa de vitória, além das tabelas cruzadas com os percentuais dos candidatos dentro de cada...

08/10/2020 / Ramon Cardoso

Serra: bandeira laranja com protocolo de amarela

A nova rodada do distanciamento controlado, a 17ª, foi divulgada no final da tarde desta sexta pelo governo do Estado. No modelo, a Serra permanece classificada com a bandeira laranja pela quarta semana consecutiva e o Observatório Regional de Saúde, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), ingressou, representando a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), com um pedido de gestão compartilhada e que foi aceito, ou seja, que permite a adoção de medidas e protocolos adotados na bandeira amarela.
Além da Serra, permaneceram com a bandeira laranja as regiões de Santa Maria, Uruguaiana,...

28/08/2020 / Ramon Cardoso