26/03/2019 / Ramon Cardoso

Educação

Previsão do tempo: Meninas nas Ciências

Projeto desenvolvido desde o ano passado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha, o Meninas nas Ciências conseguiu um aporte de R$ 90 mil reais do CNPQ, para o desenvolvimento de um projeto de implantação de Estações Meteorológicas, que será trabalhado durante dois anos.
Neste primeiro, as alunas, do 7º ano ao Ensino Médio, têm aulas no IFRS Farroupilhense, com professores de várias disciplinas relacionadas à área do projeto em questão. Acima (na foto de Juliana Inês Casa Barbieri/Jornal Informante), nesta terça à tarde, a aula foi com a docente de Química, Elisângela Caldas Barbosa.
No segundo ano, ou seja, em 2020, as estudantes montam as Estações Meteorológicas nas escolas. Participam do projeto, que tem coordenação da professora Tânia Bertholdo, do IFRS Farroupilha, 15 alunas de cinco instituições de ensino da cidade: quatro municipais (Antônio Minella, João Grendene, Nossa Senhora de Caravaggio e Santa Cruz) e uma estadual (São Tiago). 
As atividades de capacitação serão realizadas semanalmente, ao longo deste ano, no Campus Farroupilhense do IFRS. Veja mais sobre o projeto na Matéria Especial da Edição 581 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.  

Compartilhe

Veja Também:

Júlia, um precoce talento literário farroupilhense

Aos 13 anos, a jovem Júlia de Rossi, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Minella, foi empossada no último sábado na cadeira 3 da Academia de Letras Machado de Assis, em Porto Alegre. Envolvida desde cedo com o universo literário, a farroupilhense já tem planos para lançar uma nova obra no próximo ano, mas a conquista não é encarada tão somente como um prêmio individual, mas como parte de uma missão.
"Agora vou incentivar jovens da minha região a ler e escrever para ampliar o vocabulário e o conhecimento", delcarou o precoce talento ...

06/06/2019 / Ramon Cardoso

UFRGS chega a Farroupilha depois de anos de negociação

Após anos de negociações, finalmente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará instalada em Farroupilha, atendendo a toda região. O documento que garante o início dos trabalhos foi assinado na manhã desta segunda pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pelo prefeito Claiton Gonçalves junto à área de terra destinada à construção da unidade, no bairro Cinquentenário.
“Estamos vindo com o que há de melhor da universidade, estamos propondo trabalhar com todas as comunidades e todas as camadas da sociedade para trazer, através da inovação, o de...

27/05/2019 / Juliana Inês Casa Barbieri