21/10/2017 / Ramon Cardoso

Educação

Júlio Mangoni representa Farroupilha no Rally Científico da UCS

O Campus Sede da Universidade de Caxias do Sul recebe, neste sábado, a edição 2017 do Rally Científico. A competição reúne alunos de 19 escolas do Ensino Médio da Serra. Atual bicampeão da etapa disputada na UCS Farroupilha, a Escola Júlio Mangoni (foto acima, de Claudia Velho, celebrando a conquista neste ano, ocorrida no Campus local da UCS, em 23 de setembro), da Vila Jansen, é a representante farroupilhense (veja lista das instituições de ensino participantes abaixo).
A competição é constituída por tarefas práticas e teóricas voltadas ao campo das ciências e tecnologias, e também engloba tarefas culturais e recreativas. As atividades iniciam às 7h30min e se estendem ao longo do sábado, até às 16h. Cada equipe é formada por 10 estudantes, ou seja, 190 estarão envolvidos na disputa. Além da escola farroupilhense competem educandários de Antônio Prado, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Nova Prata e da anfitriã Caxias do Sul. O Rally é uma promoção da UCS e organizado pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (EngFut), com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

As 19 escolas do Rally Científico Campus Sede
Farroupilha

Júlio Mangoni
Antônio Prado
Irmão Irineu
Ulisses Cabral
Carlos Barbosa
Elisa Tramontina
São Roque
Santa Rosa
Caxias do Sul
Alexandre Zattera
São João Batista
Impulso
Galópolis
Murialdo
Madre Imilda
João Pillati
Cetec
Cetec Santa Fé
Avelino Boff
Flores da Cunha
São Rafael
Frei Caneca
Nova Prata
Tiradentes 

Compartilhe

Veja Também:

Previsão do tempo: Meninas nas Ciências

Projeto desenvolvido desde o ano passado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha, o Meninas nas Ciências conseguiu um aporte de R$ 90 mil reais do CNPQ, para o desenvolvimento de um projeto de implantação de Estações Meteorológicas, que será trabalhado durante dois anos.
Neste primeiro, as alunas, do 7º ano ao Ensino Médio, têm aulas no IFRS Farroupilhense, com professores de várias disciplinas relacionadas à área do projeto em questão. Acima (na foto de Juliana Inês Casa Barbieri/Jornal Informante), nesta terça à...

26/03/2019 / Ramon Cardoso

Olga Ramos Brentano protesta pela falta de professores

Com cartazes e palavras de ordem, alunos da Escola Estadual Olga Ramos Brentano (foto acima, de Juliana Inês Casa Barbieri/Jornal Informante) realizaram um protesto na manhã desta terça, que saiu da instituição de ensino, localizada no bairro 1º de Maio, e foi até a Escola Estadual José Fanton, no bairro Volta Grande. Faltam professores para sete disciplinas no educandário. 
A preocupação é grande justamente porque a Olga Brentano é uma instituição de Ensino Médio, o que pode comprometer o desempenho dos estudantes na futura prova do ENEM. Não somente a...

26/03/2019 / Ramon Cardoso