21/10/2017 / Ramon Cardoso

Educação

Júlio Mangoni representa Farroupilha no Rally Científico da UCS

O Campus Sede da Universidade de Caxias do Sul recebe, neste sábado, a edição 2017 do Rally Científico. A competição reúne alunos de 19 escolas do Ensino Médio da Serra. Atual bicampeão da etapa disputada na UCS Farroupilha, a Escola Júlio Mangoni (foto acima, de Claudia Velho, celebrando a conquista neste ano, ocorrida no Campus local da UCS, em 23 de setembro), da Vila Jansen, é a representante farroupilhense (veja lista das instituições de ensino participantes abaixo).
A competição é constituída por tarefas práticas e teóricas voltadas ao campo das ciências e tecnologias, e também engloba tarefas culturais e recreativas. As atividades iniciam às 7h30min e se estendem ao longo do sábado, até às 16h. Cada equipe é formada por 10 estudantes, ou seja, 190 estarão envolvidos na disputa. Além da escola farroupilhense competem educandários de Antônio Prado, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Nova Prata e da anfitriã Caxias do Sul. O Rally é uma promoção da UCS e organizado pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (EngFut), com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

As 19 escolas do Rally Científico Campus Sede
Farroupilha

Júlio Mangoni
Antônio Prado
Irmão Irineu
Ulisses Cabral
Carlos Barbosa
Elisa Tramontina
São Roque
Santa Rosa
Caxias do Sul
Alexandre Zattera
São João Batista
Impulso
Galópolis
Murialdo
Madre Imilda
João Pillati
Cetec
Cetec Santa Fé
Avelino Boff
Flores da Cunha
São Rafael
Frei Caneca
Nova Prata
Tiradentes 

Compartilhe

Veja Também:

Júlia, um precoce talento literário farroupilhense

Aos 13 anos, a jovem Júlia de Rossi, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Minella, foi empossada no último sábado na cadeira 3 da Academia de Letras Machado de Assis, em Porto Alegre. Envolvida desde cedo com o universo literário, a farroupilhense já tem planos para lançar uma nova obra no próximo ano, mas a conquista não é encarada tão somente como um prêmio individual, mas como parte de uma missão.
"Agora vou incentivar jovens da minha região a ler e escrever para ampliar o vocabulário e o conhecimento", delcarou o precoce talento ...

06/06/2019 / Ramon Cardoso

UFRGS chega a Farroupilha depois de anos de negociação

Após anos de negociações, finalmente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará instalada em Farroupilha, atendendo a toda região. O documento que garante o início dos trabalhos foi assinado na manhã desta segunda pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pelo prefeito Claiton Gonçalves junto à área de terra destinada à construção da unidade, no bairro Cinquentenário.
“Estamos vindo com o que há de melhor da universidade, estamos propondo trabalhar com todas as comunidades e todas as camadas da sociedade para trazer, através da inovação, o de...

27/05/2019 / Juliana Inês Casa Barbieri