24/09/2017 / Ramon Cardoso

Educação

Júlio Mangoni é bicampeã do Rally Científico

Realizada neste sábado, na UCS Farroupilha, a 8ª edição do Rally Científico mobilizou 70 estudantes de Ensino Médio de sete escolas da região. Foram três farroupilhenses: Colégio Estadual Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Escola Estadual Júlio Mangoni, além de quatro visitantes: Escolas Estaduais São Roque e Elisa Tramontina, ambas de Carlos Barbosa, Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, de Garibaldi, e Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata.
Cada instituição de ensino contou com 10 estudantes de Ensino Médio numa competição voltada a desenvolver a vocação científica, por meio de ações direcionadas ao conhecimento e à tecnologia. Campeã no ano passado, a Júlio Mangoni, da Vila Jansen, defendeu bem sua condição e acabou conquistando o bicampeonato em um sábado especial, já que neste domingo, o educandário, um dos mais tradicionais da cidade, celebra 80 anos de fundação. Não bastasse isso, os integrantes da equipe poderão ter direito à bolsa de graduação de 50% para o primeiro semestre de 2018 em um dos cursos oferecidos pela UCS Farroupilha mediante aprovação no Vestibular de Verão da instituição de ensino superior.  
A equipe Sol da Meia-Noite (foto acima, de Claudia Velho), da Júlio Mangoni, venceu com um total de 773,5 pontos. O vice-campeonato ficou com o time Sem Rótulos, da Escola São Roque, de Carlos Barbosa, que somou 687 pontos. A 3ª posição ficou com outra visitante, o Instituto Tiradentes, de Nova Prata, que atingiu os 655 pontos. O Rally é uma promoção da UCS e organizado pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (veja organização na foto abaixo, de Claudia Velho), com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação. A abertura dessa edição contou as presenças do prefeito Claiton Gonçalves, da diretora da UCS Farroupilha, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, e do coordenador do Rally Científico, professor José Arthur Martins.

Compartilhe

Veja Também:

IAM celebra 6 anos nesta terça

Fundado em 10 de outubro de 2011, o Instituto Adelino Miotti (IAM), braço social do Grupo Soprano, completa 6 anos de atividades nesta terça, comemorando excelentes resultados, especialmente com o Programa Recriar (foto acima, do IAM/Divulgação), principal projeto socioeducacional do IAM.
No ano passado, foi premiado como um dos melhores cases de responsabilidade social no Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos (ESARH) e, neste ano, recebeu reconhecimento mundial ao ser case no XIX Congresso Mundial de Educadores Sociais, que foi realizado em Campinas.
Os índices do Recriar falam por si. Dos 34 jovens formados nas duas primeiras turmas,...

10/10/2017 / Ramon Cardoso

Clássicos revisitados na Pio X

Projeto que envolveu especialmente as disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa, capitaneado pelas professoras Erilene Reis (Literatura), Letiane Oliveira (Português e Língua Inglesa) e Fátima Suelen Correia (Literatura, Português e Inglês) desde junho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Pio X apresentou, na manhã deste sábado, uma Mostra Artística e Literária, que mobilizou os alunos das séries finais do Fundamental e, principalmente, do Ensino Médio. 
"Trabalhamos os diversos gêneros textuais e incentivamos, dentro desses gêneros, a produ&ccedi...

07/10/2017 / Ramon Cardoso