24/09/2017 / Ramon Cardoso

Educação

Júlio Mangoni é bicampeã do Rally Científico

Realizada neste sábado, na UCS Farroupilha, a 8ª edição do Rally Científico mobilizou 70 estudantes de Ensino Médio de sete escolas da região. Foram três farroupilhenses: Colégio Estadual Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Escola Estadual Júlio Mangoni, além de quatro visitantes: Escolas Estaduais São Roque e Elisa Tramontina, ambas de Carlos Barbosa, Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, de Garibaldi, e Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata.
Cada instituição de ensino contou com 10 estudantes de Ensino Médio numa competição voltada a desenvolver a vocação científica, por meio de ações direcionadas ao conhecimento e à tecnologia. Campeã no ano passado, a Júlio Mangoni, da Vila Jansen, defendeu bem sua condição e acabou conquistando o bicampeonato em um sábado especial, já que neste domingo, o educandário, um dos mais tradicionais da cidade, celebra 80 anos de fundação. Não bastasse isso, os integrantes da equipe poderão ter direito à bolsa de graduação de 50% para o primeiro semestre de 2018 em um dos cursos oferecidos pela UCS Farroupilha mediante aprovação no Vestibular de Verão da instituição de ensino superior.  
A equipe Sol da Meia-Noite (foto acima, de Claudia Velho), da Júlio Mangoni, venceu com um total de 773,5 pontos. O vice-campeonato ficou com o time Sem Rótulos, da Escola São Roque, de Carlos Barbosa, que somou 687 pontos. A 3ª posição ficou com outra visitante, o Instituto Tiradentes, de Nova Prata, que atingiu os 655 pontos. O Rally é uma promoção da UCS e organizado pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (veja organização na foto abaixo, de Claudia Velho), com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação. A abertura dessa edição contou as presenças do prefeito Claiton Gonçalves, da diretora da UCS Farroupilha, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, e do coordenador do Rally Científico, professor José Arthur Martins.

Compartilhe

Veja Também:

Vote na Ana Carolina

A jovem Ana Carolina Dornelles dos Santos (foto acima, de Divulgação), está na etapa final do Festival Online Vem Cantar com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, que encerra sua nova fase neste sábado. A farroupilhense concorre na categoria Até 16 Anos. Estudante da Escola Pública de Música há três anos, Ana Carolina passou a primeira fase eliminatória e disputa uma vaga na final cantando “Rolling in the Deep”, da Adele.
A Comissão Avaliadora, formada pelas cantoras Ediana Larruscain e Rosimari Oliveira, e os cantores Renato Molina e Tuny Brum, vai escolher o vencedor de cada uma das quat...

15/09/2020 / Ramon Cardoso

Ensino Fundamental farroupilhense entre os melhores do Brasil

A pesquisa nacional “Educação que Faz a Diferença”, divulgada pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB), conferiu a Farroupilha o selo “Bom Percurso”. O Educação que Faz a Diferença é fruto de uma parceria entre o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), o IRB e os Tribunais de Contas Estaduais (TCE) com jurisdição na esfera municipal e avalia o Ensino Fundamental.
O Bom Percurso é garantido para redes de ensino em que a maioria dos alunos, ao menos 67%, esteja ao menos no nível básico de profic...

28/06/2020 / Ramon Cardoso