24/09/2017 / Ramon Cardoso

Educação

Júlio Mangoni é bicampeã do Rally Científico

Realizada neste sábado, na UCS Farroupilha, a 8ª edição do Rally Científico mobilizou 70 estudantes de Ensino Médio de sete escolas da região. Foram três farroupilhenses: Colégio Estadual Farroupilha, Colégio Nossa Senhora de Lourdes e Escola Estadual Júlio Mangoni, além de quatro visitantes: Escolas Estaduais São Roque e Elisa Tramontina, ambas de Carlos Barbosa, Instituto Estadual de Educação Professora Irmã Teofânia, de Garibaldi, e Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata.
Cada instituição de ensino contou com 10 estudantes de Ensino Médio numa competição voltada a desenvolver a vocação científica, por meio de ações direcionadas ao conhecimento e à tecnologia. Campeã no ano passado, a Júlio Mangoni, da Vila Jansen, defendeu bem sua condição e acabou conquistando o bicampeonato em um sábado especial, já que neste domingo, o educandário, um dos mais tradicionais da cidade, celebra 80 anos de fundação. Não bastasse isso, os integrantes da equipe poderão ter direito à bolsa de graduação de 50% para o primeiro semestre de 2018 em um dos cursos oferecidos pela UCS Farroupilha mediante aprovação no Vestibular de Verão da instituição de ensino superior.  
A equipe Sol da Meia-Noite (foto acima, de Claudia Velho), da Júlio Mangoni, venceu com um total de 773,5 pontos. O vice-campeonato ficou com o time Sem Rótulos, da Escola São Roque, de Carlos Barbosa, que somou 687 pontos. A 3ª posição ficou com outra visitante, o Instituto Tiradentes, de Nova Prata, que atingiu os 655 pontos. O Rally é uma promoção da UCS e organizado pela equipe do projeto Engenheiro do Futuro (veja organização na foto abaixo, de Claudia Velho), com apoio da 4ª Coordenadoria Regional de Educação. A abertura dessa edição contou as presenças do prefeito Claiton Gonçalves, da diretora da UCS Farroupilha, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, e do coordenador do Rally Científico, professor José Arthur Martins.

Compartilhe

Veja Também:

Júlia, um precoce talento literário farroupilhense

Aos 13 anos, a jovem Júlia de Rossi, estudante do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Antônio Minella, foi empossada no último sábado na cadeira 3 da Academia de Letras Machado de Assis, em Porto Alegre. Envolvida desde cedo com o universo literário, a farroupilhense já tem planos para lançar uma nova obra no próximo ano, mas a conquista não é encarada tão somente como um prêmio individual, mas como parte de uma missão.
"Agora vou incentivar jovens da minha região a ler e escrever para ampliar o vocabulário e o conhecimento", delcarou o precoce talento ...

06/06/2019 / Ramon Cardoso

UFRGS chega a Farroupilha depois de anos de negociação

Após anos de negociações, finalmente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estará instalada em Farroupilha, atendendo a toda região. O documento que garante o início dos trabalhos foi assinado na manhã desta segunda pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pelo prefeito Claiton Gonçalves junto à área de terra destinada à construção da unidade, no bairro Cinquentenário.
“Estamos vindo com o que há de melhor da universidade, estamos propondo trabalhar com todas as comunidades e todas as camadas da sociedade para trazer, através da inovação, o de...

27/05/2019 / Juliana Inês Casa Barbieri