21/11/2017 / Ramon Cardoso

Política

Grafeno motiva visita de comitiva farroupilhense ao Instituto Mackenzie

Considerado o material do futuro, que pode revolucionar diversos setores da indústria, o grafeno, oriundo o carbono, tem condição, em um futuro breve, de ser mais revolucionário que o plástico ou o silício. Por conta disso, o Instituto Mackenzie inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da América Latina, o MackGraphe, no início do ano passado. Em visitas a feiras de inovação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, manteve contato com o Mackenzie para uma visita de empresários e pesquisadores farroupilhenses e serranos ao Centro, onde o inovador material está sendo trabalhado. 
A comitiva, capitaneada pelo secretário Roque Severgnini, participa de um dia de atividades no Instituto paulistano na próxima quinta. Na manhã desta terça, em uma coletiva de imprensa, Roque e o prefeito Claiton Gonçalves (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante) falaram sobre os contatos mantidos com o Mackenzie e as múltiplas possibilidades que podem ser geradas a partir da larga utilização do grafeno. Participaram do encontro boa parte dos empresários e pesquisadores que viajarão até a Capital paulista (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Descoberto pelos físicos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, em pesquisas realizadas na Universidade de Manchester, o grafeno rendeu à dupla o Prêmio Nobel de Física em 2010. Mais sobre a visita na Editoria de Política da Edição 513 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Fêmina, Nei Tempi e Leandro Ávila recebem o Destaque Cultural

Em sua 2ª edição, o Certificado Destaque Cultural será entregue no próximo dia 26, em sessão solene que acontece na Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton (Júlio de Castilhos, 420). Neste ano, são três as categorias que serão contempladas com a outorga na área.
Na Dança, a Fêmina Escola de Dança (foto acima, durante evento em Los Angeles), que novamente neste ano representou Farroupilha em excursão pelos Estados Unidos, foi agraciada. No Folclore, o tradicional Nei Tempi Del Filó foi escolhido. Por fim, na Música, Leandro Ávila e Família foram rec...

14/11/2018 / Ramon Cardoso

Mudanças no primeiro escalão: Bicca na Ecofar, Silvestrin no Desenvolvimento Rural e Amarante no Desenvolvimento Urbano

Com uma Reforma Administrativa em curso, o prefeito Claiton Gonçalves fez uma coletiva de imprensa nesta sexta pela manhã, na sala de reuniões do Gabinete, para falar um pouco mais sobre as trocas no primeiro escalão do Executivo e explicar o reordenamento interno que, segundo destacou, objetiva uma gestão mais transparente, austera e, sobretudo, eficiente.
Logo no início da manifestação, Claiton fez questão de destacar que de 1º de janeiro de 2013, quando assumiu o Centro Administrativo Prefeito Avelino Maggioni, até hoje, o número de servidores que se aposentaram supera o número de concursado...

09/11/2018 / Ramon Cardoso