21/11/2017 / Ramon Cardoso

Política

Grafeno motiva visita de comitiva farroupilhense ao Instituto Mackenzie

Considerado o material do futuro, que pode revolucionar diversos setores da indústria, o grafeno, oriundo o carbono, tem condição, em um futuro breve, de ser mais revolucionário que o plástico ou o silício. Por conta disso, o Instituto Mackenzie inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da América Latina, o MackGraphe, no início do ano passado. Em visitas a feiras de inovação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, manteve contato com o Mackenzie para uma visita de empresários e pesquisadores farroupilhenses e serranos ao Centro, onde o inovador material está sendo trabalhado. 
A comitiva, capitaneada pelo secretário Roque Severgnini, participa de um dia de atividades no Instituto paulistano na próxima quinta. Na manhã desta terça, em uma coletiva de imprensa, Roque e o prefeito Claiton Gonçalves (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante) falaram sobre os contatos mantidos com o Mackenzie e as múltiplas possibilidades que podem ser geradas a partir da larga utilização do grafeno. Participaram do encontro boa parte dos empresários e pesquisadores que viajarão até a Capital paulista (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Descoberto pelos físicos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, em pesquisas realizadas na Universidade de Manchester, o grafeno rendeu à dupla o Prêmio Nobel de Física em 2010. Mais sobre a visita na Editoria de Política da Edição 513 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Infraestrutura, Lei Kandir, Reformas... antecipamos as pautas da palestra do senador Heinze

Eleito para a primeira vaga gaúcha no Senado, com 2.316.177 votos, Luis Carlos Heinze (foto acima, de Jefferson Rudy/Agência Senado) é a estrela desta sexta do "Jantando com a CICS", no Restaurante Parque dos Pinheiros. O evento é uma promoção da Câmara da Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio (CICS) de Farroupilha. Com o tema "Perspectivas Econômicas e de Infraestrutura para o Rio Grande do Sul", a palestra trata de uma questão que é nevrálgica para a cidade e Serra Gaúcha. 
"Durante a campanha estive em Farroupilha e outros mun...

16/07/2019 / Ramon Cardoso

Reunido com Bolsonaro, Claiton trata da questão da UFRGS Serra

Em audiência realizada no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta, o prefeito Claiton Gonçalves, acompanhado da primeira dama e deputada estadual Fran Somensi (PRB) e do deputado federal Bibo Nunes (PSL/RS), esteve reunido com o presidente Jair Bolsonaro. O principal assunto em debate foi a questão que envolve a instalação de uma unidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Campus Zenit, na Serra, que tem Farroupilha como berço. 
“Apresentamos o projeto da UFRGS na Serra, em avanço com o nióbio e o grafeno. O presidente ficou muito animado com esses assuntos nos quais devemos ter um aplau...

10/07/2019 / Ramon Cardoso