21/11/2017 / Ramon Cardoso

Política

Grafeno motiva visita de comitiva farroupilhense ao Instituto Mackenzie

Considerado o material do futuro, que pode revolucionar diversos setores da indústria, o grafeno, oriundo o carbono, tem condição, em um futuro breve, de ser mais revolucionário que o plástico ou o silício. Por conta disso, o Instituto Mackenzie inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da América Latina, o MackGraphe, no início do ano passado. Em visitas a feiras de inovação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, manteve contato com o Mackenzie para uma visita de empresários e pesquisadores farroupilhenses e serranos ao Centro, onde o inovador material está sendo trabalhado. 
A comitiva, capitaneada pelo secretário Roque Severgnini, participa de um dia de atividades no Instituto paulistano na próxima quinta. Na manhã desta terça, em uma coletiva de imprensa, Roque e o prefeito Claiton Gonçalves (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante) falaram sobre os contatos mantidos com o Mackenzie e as múltiplas possibilidades que podem ser geradas a partir da larga utilização do grafeno. Participaram do encontro boa parte dos empresários e pesquisadores que viajarão até a Capital paulista (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Descoberto pelos físicos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, em pesquisas realizadas na Universidade de Manchester, o grafeno rendeu à dupla o Prêmio Nobel de Física em 2010. Mais sobre a visita na Editoria de Política da Edição 513 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Projeto de Eduarda, do “Vereador por um Dia”, vira lei

Em 2018, participando do “Vereador por um Dia” e representando o Colégio Nossa Senhora de Lourdes (CNSL), a estudante Eduarda Portella Galina propôs o projeto “Economia Solidária”, que buscava apoiar os recicladores e, por tabela, garantir uma maior vida útil ao aterro sanitário municipal. Passado um ano da proposta, ela acabou virando lei.
O Poder Executivo, junto com o vereador líder do governo no Legislativo, Fabiano André Piccoli (PT), repassou à jovem a legislação municipal 4.549, que institui o Programa de Apoio aos Recicladores. O Executivo adaptou a proposta à realidade da ci...

06/11/2019 / Ramon Cardoso

Frente Parlamentar em defesa das comunidades terapêuticas abre trabalhos

A deputada estadual Fran Somensi (Republicanos) comandou a primeira reunião da Frente Parlamentar em defesa das comunidades terapêuticas. O encontro aconteceu na quarta à noite, no Salão Nobre da prefeitura. Cerca de 25% dos estabelecimentos gaúchos, que totalizam 230, possuem algum tipo de convênio com o governo federal, que tem uma política voltada a ampliar o número de vagas de acolhimento, dos atuais 11 mil para 20 mil.
“Fiquei sensibilizada com uma mãe que comentou sobre a situação do filho na época em que estava em campanha à Assembleia. Falei que, se fosse eleita, levaria a quest&a...

17/10/2019 / Ramon Cardoso