21/11/2017 / Ramon Cardoso

Política

Grafeno motiva visita de comitiva farroupilhense ao Instituto Mackenzie

Considerado o material do futuro, que pode revolucionar diversos setores da indústria, o grafeno, oriundo o carbono, tem condição, em um futuro breve, de ser mais revolucionário que o plástico ou o silício. Por conta disso, o Instituto Mackenzie inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da América Latina, o MackGraphe, no início do ano passado. Em visitas a feiras de inovação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, manteve contato com o Mackenzie para uma visita de empresários e pesquisadores farroupilhenses e serranos ao Centro, onde o inovador material está sendo trabalhado. 
A comitiva, capitaneada pelo secretário Roque Severgnini, participa de um dia de atividades no Instituto paulistano na próxima quinta. Na manhã desta terça, em uma coletiva de imprensa, Roque e o prefeito Claiton Gonçalves (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante) falaram sobre os contatos mantidos com o Mackenzie e as múltiplas possibilidades que podem ser geradas a partir da larga utilização do grafeno. Participaram do encontro boa parte dos empresários e pesquisadores que viajarão até a Capital paulista (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Descoberto pelos físicos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, em pesquisas realizadas na Universidade de Manchester, o grafeno rendeu à dupla o Prêmio Nobel de Física em 2010. Mais sobre a visita na Editoria de Política da Edição 513 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Redução de custos e aumento de público: presidente Sandro faz balanço do ano legislativo

Após a mais longa sessão legislativa, talvez da história da Câmara de Vereadores, na terça à noite, a quarta à tarde foi destacada pelo presidente Sandro Trevisan (PSB), que está encerrando o mandato, para a apresentação de um relatório do trabalho executado ao longo de 2019. O vereador Jonas Tomazini (MDB) também esteve presente. Além dos dados (veja alguns deles abaixo), o professor fez questão de destacar o enxugamento promovido pela Casa, especialmente com a redução de cargos.
“Tínhamos previsto no orçamento deste ano um valor de 1,27% e a estimativ...

19/12/2019 / Ramon Cardoso

Orçamento é aprovado, situação racha no Legislativo e Silvestrin assume presidência da Câmara em 2020

Como era de se esperar a sessão legislativa de terça, a última do ano, se estendeu por longas seis horas na Câmara de Vereadores. Era perto da meia-noite quando ela foi encerrada. A pauta foi limpa, com destaque para a votação e aprovação do orçamento e retirada de pauta, por parte do governo, dos projetos que promoviam a reestruturação da estrutura administrativa e inchavam a máquina pública, inclusive com a criação de uma nova pasta.
Porém, na maior parte da noite, o debate girou em torno mesmo do Plano Plurianual e do Orçamento para o próximo ano. Com o Le...

18/12/2019 / Ramon Cardoso