21/11/2017 / Ramon Cardoso

Política

Grafeno motiva visita de comitiva farroupilhense ao Instituto Mackenzie

Considerado o material do futuro, que pode revolucionar diversos setores da indústria, o grafeno, oriundo o carbono, tem condição, em um futuro breve, de ser mais revolucionário que o plástico ou o silício. Por conta disso, o Instituto Mackenzie inaugurou o primeiro Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da América Latina, o MackGraphe, no início do ano passado. Em visitas a feiras de inovação, a prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, manteve contato com o Mackenzie para uma visita de empresários e pesquisadores farroupilhenses e serranos ao Centro, onde o inovador material está sendo trabalhado. 
A comitiva, capitaneada pelo secretário Roque Severgnini, participa de um dia de atividades no Instituto paulistano na próxima quinta. Na manhã desta terça, em uma coletiva de imprensa, Roque e o prefeito Claiton Gonçalves (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante) falaram sobre os contatos mantidos com o Mackenzie e as múltiplas possibilidades que podem ser geradas a partir da larga utilização do grafeno. Participaram do encontro boa parte dos empresários e pesquisadores que viajarão até a Capital paulista (foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante). Descoberto pelos físicos russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, em pesquisas realizadas na Universidade de Manchester, o grafeno rendeu à dupla o Prêmio Nobel de Física em 2010. Mais sobre a visita na Editoria de Política da Edição 513 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta. 

Compartilhe

Veja Também:

Movimento “Serra Gaúcha, unida contra o vírus” será lançado nesta terça

Uma live, nesta terça à noite, às 20h, nas páginas dos deputados estaduais da região, marcará o lançamento oficial da campanha “Serra Gaúcha, unida contra o vírus”. Fran Somensi (Republicanos), Carlos Búrigo (MDB), Elton Weber (PSB), Neri Carteiro (Solidariedade) e Pepe Vargas (PT) organizam as ações que buscam auxiliar no combate à pandemia.
A iniciativa contará com vídeos motivacionais, cards e conteúdos disponibilizados nas redes sociais dos parlamentares serranos e das entidades que estarão engajadas com a causa, reforçando as orientaç...

14/07/2020 / Ramon Cardoso

Serra tem recurso negado e fica semana na bandeira vermelha

Após duas semanas com recurso acatado, a Serra teve seu pedido de reconsideração negado nesta segunda pelo governador Eduardo Leite, em anúncio feito no final da tarde. Desta forma, a região seguirá na semana com a bandeira vermelha até o final da tarde de sexta, quando haverá uma nova rodada de divulgação do sistema de bandeiras do distanciamento controlado.
Das 15 regiões que estavam na bandeira vermelha, cinco tiveram recursos deferidos e voltaram para a laranja. São elas: Cruz Alta, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo. Além da Serra, as regiões de Cachoeira ...

13/07/2020 / Ramon Cardoso