26/06/2020 / Ramon Cardoso

Política

Gastando a caneta vermelha: Leite reconduz Serra às restrições

Ainda que os números tenham aumentado, havia a expectativa de que a bandeira da Serra permanecesse laranja, mas o governador Eduardo Leite voltou a rebaixar a região e a reconduziu à bandeira vermelha.
Assim como as regiões de Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Santo Ângelo. Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa, que já estavam na condição mais restritiva imposta pela bandeira vermelha, permaneceram na mesma situação, totalizando em nove as regiões que estão sob as normas mais restritivas.
A nova classificação demonstra, de maneira inequívoca, a rigidez na avaliação do gestor estadual com a Serra. Nenhum dos indicadores, que dizem respeito à velocidade de avanço, recebeu sequer bandeira vermelha ou preta. Na análise, a situação foi agravada pelos indicadores de incidência de novos casos (relacionado à alta testagem, que é desconsiderada pelo estudo) e a mudança de capacidade de atendimento, que é praticamente inexpressiva em relação à semana anterior.
As hospitalizações confirmadas para covid-19, registradas nos últimos sete dias, sofreu redução de 14% entre as duas semanas, baixando de 88 para 76. O aumento ficou por conta das internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), que saltou de 50 para 62 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI); e de leitos clínicos covid, que evoluiu de 51 para 57; e de internados por coronavírus em UTI, de 38 para 40.
Agora a prefeitura farroupilhense, mobilizada com outros Poderes Executivos da região, deve apresentar recurso contra a decisão de rebaixamento de bandeira até às 8h de domingo. A intenção é que seja um documento conjunto assinado pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, a Amesne. Na segunda, o Gabinete de Crise analisará os dados e divulgará o resultado definitivo da semana, com as regras passando a vigorar no dia seguinte, terça.

Compartilhe

Veja Também:

Recurso é aceito e governador mantém Serra na bandeira laranja

Em live no final da tarde desta segunda, o governador Eduardo Leite apresentou o resultado dos pedidos de reconsideração na classificação das bandeiras estipuladas pelo distanciamento controlado. Assim como ocorreu na semana passada, a Serra teve o recurso aceito e, com isso, não ingressará na bandeira vermelha, permanecendo, portanto, na laranja. O recurso da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) foi novamente formulado pelo Observatório Regional da Saúde da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Leite destacou que, embora o número de internações em leitos d...

06/07/2020 / Ramon Cardoso

Serra volta à bandeira vermelha com mais quatro regiões

Como já era de se esperar, a Serra voltou a ser classificada como bandeira vermelha em nova rodada do distanciamento controlado, que foi anunciada no final da tarde desta sexta pelo governador Eduardo Leite. Além da serrana, as regiões de Palmeira das Missões, Erechim e Pelotas, que estavam na bandeira laranja, migraram para a vermelha, e o mesmo aconteceu com a região de Taquara, que estava na amarela. Permanecem com a bandeira vermelha as regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Passo Fundo. 
Com isso, são 10 regiões do Estado (veja na imagem) que são, no entendimento do governador,...

03/07/2020 / Ramon Cardoso