21/08/2017 / Ramon Cardoso

Inside

Farroupilhense Matheus Piccoli conquista prêmio no Festival de Cinema de Gramado

O jovem Matheus Butzke Piccoli, 25 anos, foi premiado na noite deste domingo no 45º Festival de Cinema de Gramado. Ele atuou como montador e assistente de direção do cineasta Cacá Nazário (dupla acima, na foto de Cleiton Thiele/Pressphoto), que venceu a categoria Curtas Gaúchas com “Secundas”, filme que retrata o movimento de ocupações das escolas gaúchas e que acompanhou a rotina dos estudantes do Comitê das Escolas Independentes (CEI), entre julho e outubro do ano passado.
“O Cacá me procurou porque desejava fazer um trailer sobre o movimento e, aos poucos, percebemos que renderia um curta-metragem. Acrescentamos um material recebido do cineasta paulista Kevin Darc, que percorreu o País registrando ocupações, montamos a narrativa em junho deste ano e acabamos inscrevendo a obra no Festival de Cinema”, explicou Matheus. A categoria é promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS). O trabalho, de 20 minutos, concorreu com outros 18 curtas-metragens gaúchos.   
“É um filme que fala sobre a busca pela educação, resistência e criminalização dos movimentos sociais”, destaca o jovem farroupilhense. Matheus é formado em Realização Audiovisual pela Unisinos, em 2016. Ele já havia atuado na montagem do curta “Consertam-se Gaitas”, que venceu o Curtas Gaúchos na época em que era promovido pela RBSTV, em 2015, e que foi dirigido pelo trio Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini, do Núcleo Audiovisual da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, além de ter triunfado, com o mesmo trabalho, também no 3º Cine Serra de Caxias do Sul. Mas ele considera este seu primeiro profissional.
“No ‘Consertam-se Gaitas’ eu apenas montei o material, que já estava produzido. Neste, participei de toda concepção, desde o início”, pontuou o jovem. O gosto por Cinema faz parte da vida de Matheus há um bom tempo, antes mesmo de ingressar no ambiente acadêmico. Em março de 2011, na Edição 6 do Descolado do Jornal Informante, Caderno Especial voltado ao público jovem, ele já acalentava o sonho de seguir profissionalmente na área (veja Capa abaixo). A conquista do em Gramado, não resta dúvida, abrirá muitas portas para o jovem, que ainda aproveita os momentos especiais pós-triunfo.
“A sensação é ótima porque quem atua na área sabe como é difícil conquistar um prêmio em um Festival tão tradicional quanto é o de Gramado e, ainda mais, tratando de um filme político com um discurso honesto, objetivo e sincero como é o ‘Secundas’. Na situação em que estamos no País, em que os ânimos sempre se exaltam quando se trata de questões deste gênero, este prêmio mostra que não estamos sozinhos, que fizemos a nossa parte e que é possível lutar e ter esperança”, finalizou o jovem.  

Compartilhe

Veja Também:

Singles da Quintal Supernova são lançados

A banda formada pelos irmãos Brites, Maria Carolina (vocal e teclado) e Mateus (guitarra e violão), e por Lennon Chaves (bateria), lança, nesta quinta, seus dois primeiros singles, o “Por Onde Você Vai” e “Vou Te Deixar Pra Trás”, que já estão disponíveis em todas as plataformas. Na foto acima, do Arquivo Pessoal, Lennon, Maria Carolina e Mateus.
Com influências de Kasabian, Oasis, Duffy e Nina Zilli, a Quintal Supernova foi um projeto gestado durante a pandemia e que remete às memórias afetivas e musicais dos Brites, com composições criadas na casa dos pais, um ambiente...

19/11/2020 / Ramon Cardoso

Recordar é viver: há 30 anos, Ronda vencia o Fegart

Atual patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Ronda Charrua, Rogério da Silva entrou em contato com a Redação nesta semana para destacar uma data emblemática para o tradicionalismo farroupilhense. Nesta quarta, há exatos 30 anos, o Ronda entrava para a história ao conquistar o título do Festival Gaúcho de Arte e Tradição, o Fegart, que acontecia, à época, em Farroupilha.
O grupo campeão (foto acima, de Cândida Photo Art) consolidava o CTG entre os grandes e mudava o Ronda de patamar, tanto é verdade que, a partir daí, a agremiaç&atild...

28/10/2020 / Ramon Cardoso