21/08/2017 / Ramon Cardoso

Inside

Farroupilhense Matheus Piccoli conquista prêmio no Festival de Cinema de Gramado

O jovem Matheus Butzke Piccoli, 25 anos, foi premiado na noite deste domingo no 45º Festival de Cinema de Gramado. Ele atuou como montador e assistente de direção do cineasta Cacá Nazário (dupla acima, na foto de Cleiton Thiele/Pressphoto), que venceu a categoria Curtas Gaúchas com “Secundas”, filme que retrata o movimento de ocupações das escolas gaúchas e que acompanhou a rotina dos estudantes do Comitê das Escolas Independentes (CEI), entre julho e outubro do ano passado.
“O Cacá me procurou porque desejava fazer um trailer sobre o movimento e, aos poucos, percebemos que renderia um curta-metragem. Acrescentamos um material recebido do cineasta paulista Kevin Darc, que percorreu o País registrando ocupações, montamos a narrativa em junho deste ano e acabamos inscrevendo a obra no Festival de Cinema”, explicou Matheus. A categoria é promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS). O trabalho, de 20 minutos, concorreu com outros 18 curtas-metragens gaúchos.   
“É um filme que fala sobre a busca pela educação, resistência e criminalização dos movimentos sociais”, destaca o jovem farroupilhense. Matheus é formado em Realização Audiovisual pela Unisinos, em 2016. Ele já havia atuado na montagem do curta “Consertam-se Gaitas”, que venceu o Curtas Gaúchos na época em que era promovido pela RBSTV, em 2015, e que foi dirigido pelo trio Ana Cris Paulus, Boca Migotto e Felipe Gue Martini, do Núcleo Audiovisual da Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves, além de ter triunfado, com o mesmo trabalho, também no 3º Cine Serra de Caxias do Sul. Mas ele considera este seu primeiro profissional.
“No ‘Consertam-se Gaitas’ eu apenas montei o material, que já estava produzido. Neste, participei de toda concepção, desde o início”, pontuou o jovem. O gosto por Cinema faz parte da vida de Matheus há um bom tempo, antes mesmo de ingressar no ambiente acadêmico. Em março de 2011, na Edição 6 do Descolado do Jornal Informante, Caderno Especial voltado ao público jovem, ele já acalentava o sonho de seguir profissionalmente na área (veja Capa abaixo). A conquista do em Gramado, não resta dúvida, abrirá muitas portas para o jovem, que ainda aproveita os momentos especiais pós-triunfo.
“A sensação é ótima porque quem atua na área sabe como é difícil conquistar um prêmio em um Festival tão tradicional quanto é o de Gramado e, ainda mais, tratando de um filme político com um discurso honesto, objetivo e sincero como é o ‘Secundas’. Na situação em que estamos no País, em que os ânimos sempre se exaltam quando se trata de questões deste gênero, este prêmio mostra que não estamos sozinhos, que fizemos a nossa parte e que é possível lutar e ter esperança”, finalizou o jovem.  

Compartilhe

Veja Também:

Plantiê conquista prêmio da revista Casa Vogue

Produto desenvolvido pela farroupilhense Clarissa Corteletti, 23 anos, estudante de Design Gráfico, e pelo caxiense Mateus Serafim, 25, estudante de Engenharia Mecânica (foto acima, de Yasmin Signori Andrade, do Arquivo do Jornal Informante), o Plantiê Vasos Auto Irrigáveis foi um dos vencedores da 1ª edição do Prêmio Muda, idealizado pela Vogue Brasil, em parceria com a Casa Vogue e Glamour Brasil. A premiação reconheceu marcas da Moda, Design e Beleza.
Clarissa e Mateus concorreram com o Plantiê na categoria Gente de Design como pequena empresa. A Plantiê já havia sido selecionada para partic...

29/04/2019 / Yasmin Signori Andrade

Festival do Moscatel esgota 1º lote de ingressos para o sábado, dia 14

O acréscimo de um sábado aos três já regularmente agendados no Festival do Moscatel se justificou plenamente. As vendas, que foram iniciadas nesta segunda, em pouco mais de 24 horas já esgotaram as entradas para o 1º lote do sábado, dia 14. Além disso, mais de mil ingressos do 1º lote já foram comercializados, estabelecendo um recorde na procura pelo evento enogastronômico que está em sua 9ª edição. Se você pretende participar, é bom correr. Apenas no primeiro dia foram vendidos 35% dos ingressos de 2018. 
Eles são limitados e estão dispon&...

23/04/2019 / Ramon Cardoso