09/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Farroupilha sedia Encontro da Juventude Rural nesta segunda

Desde 25 de setembro, mais de 120 jovens participam da rodada de Encontros da Juventude Rural, que ocorrem em seis municípios da Serra Gaúcha. Nesta segunda, é a vez de Farroupilha receber o grupo, que é composto por produtores rurais, filhos de produtores e sócios de cooperativas ou sindicatos que estão se reunindo para refletir sobre o cenário atual e o futuro da agricultura familiar, além de propor pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
No município, o Encontro acontece no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e contará com a presença de Joel Castañy, referência do Cooperativismo na França. Ele abre os trabalhos com palestra a partir das 8h30min. À tarde, as atividades em grupo contarão com a mediação de Luis Carlos Xavier Volcan. Os eventos são organizados pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.
“A sistemática utilizada conseguiu abrir nossos olhos sobre como o agricultor está situado neste contexto”, destacou Alessandro De Cesaro, 21 anos, produtor orgânico de Farroupilha, salientando ainda que os encontros servem para mostrar a importância da união entre os agricultores. As ações desenvolvidas com a juventude rural ocorrem desde 2013, por meio do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), com o propósito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo. Na foto acima, de Jessyca Bolzan, a dinâmica de trabalho que ocorreu em Veranópolis.

 

Compartilhe

Veja Também:

Casavitra amplia linha de utilitários domésticos

Famosa por seus cooktops coloridos, a Casavitra, empresa do Grupo Tecnovidro, lança agora espelhos e prateleiras para compor ambientes, conferindo a eles muito mais leveza e sofisticação. As novas utilidades domésticas são opção para quem procura praticidade e sofisticação com excelente custo-benefício. Os espelhos e prateleiras, inclusive com estampas, são feitos a partir de vidro temperado, cinco vezes mais resistente que o vidro comum.
“O vidro, por natureza, é leve, prático, fácil de limpar e funciona muito bem com a casa toda, compondo espaços sem brigar com outros el...

14/10/2017 / Ramon Cardoso

Amado por muitos e odiado por poucos, Horário de Verão começa à meia-noite

A noite mais curta do ano acontece nesta virada de sábado para domingo, quando tem início o Horário Brasileiro de Verão. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, porém, sem regularidade. Adotada de forma permanente desde os anos 80, a meta sempre foi de buscar uma economia de energia, mas que não chega a ser tão expressiva ultimamente, o que fez o governo federal cogitar sua abolição neste ano.
Em 2008, ganhou car&aac...

14/10/2017 / Ramon Cardoso