09/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Farroupilha sedia Encontro da Juventude Rural nesta segunda

Desde 25 de setembro, mais de 120 jovens participam da rodada de Encontros da Juventude Rural, que ocorrem em seis municípios da Serra Gaúcha. Nesta segunda, é a vez de Farroupilha receber o grupo, que é composto por produtores rurais, filhos de produtores e sócios de cooperativas ou sindicatos que estão se reunindo para refletir sobre o cenário atual e o futuro da agricultura familiar, além de propor pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
No município, o Encontro acontece no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e contará com a presença de Joel Castañy, referência do Cooperativismo na França. Ele abre os trabalhos com palestra a partir das 8h30min. À tarde, as atividades em grupo contarão com a mediação de Luis Carlos Xavier Volcan. Os eventos são organizados pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.
“A sistemática utilizada conseguiu abrir nossos olhos sobre como o agricultor está situado neste contexto”, destacou Alessandro De Cesaro, 21 anos, produtor orgânico de Farroupilha, salientando ainda que os encontros servem para mostrar a importância da união entre os agricultores. As ações desenvolvidas com a juventude rural ocorrem desde 2013, por meio do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), com o propósito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo. Na foto acima, de Jessyca Bolzan, a dinâmica de trabalho que ocorreu em Veranópolis.

 

Compartilhe

Veja Também:

Sicredi chega aos 4 milhões de associados

A instituição financeira cooperativa começou 2019 com uma grande notícia. O Sicredi ultrapassou os 4 milhões de associados, que estão distribuídos em 22 Estados da Federação, além do Distrito Federal. A marca assinala um crescimento de 37% da base de associados na última meia década. Uma das marcas da instituição financeira é o modelo de gestão, que valoriza a participação igualitária e colaborativa dos associados, que votam e decidem os rumos das 115 cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi.
“A instituição comemora quatr...

22/01/2019 / Ramon Cardoso

Preço mínimo da uva fica em R$ 1,03

Aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a partir de proposta apresentada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o preço mínimo da uva industrial ficou em R$ 1,03 para a safra 2019. O valor é para a variedade Isabel 15 graus Babo, utilizada como referência no mercado.
O índice vale para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste e foi publicado nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), na Portaria 158, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem vigência até 31 de dezembro. O valor é 12% superior ao definido nos dois últimos anos,...

18/01/2019 / Ramon Cardoso