09/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Farroupilha sedia Encontro da Juventude Rural nesta segunda

Desde 25 de setembro, mais de 120 jovens participam da rodada de Encontros da Juventude Rural, que ocorrem em seis municípios da Serra Gaúcha. Nesta segunda, é a vez de Farroupilha receber o grupo, que é composto por produtores rurais, filhos de produtores e sócios de cooperativas ou sindicatos que estão se reunindo para refletir sobre o cenário atual e o futuro da agricultura familiar, além de propor pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
No município, o Encontro acontece no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e contará com a presença de Joel Castañy, referência do Cooperativismo na França. Ele abre os trabalhos com palestra a partir das 8h30min. À tarde, as atividades em grupo contarão com a mediação de Luis Carlos Xavier Volcan. Os eventos são organizados pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.
“A sistemática utilizada conseguiu abrir nossos olhos sobre como o agricultor está situado neste contexto”, destacou Alessandro De Cesaro, 21 anos, produtor orgânico de Farroupilha, salientando ainda que os encontros servem para mostrar a importância da união entre os agricultores. As ações desenvolvidas com a juventude rural ocorrem desde 2013, por meio do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), com o propósito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo. Na foto acima, de Jessyca Bolzan, a dinâmica de trabalho que ocorreu em Veranópolis.

 

Compartilhe

Veja Também:

Vitri Model, a solução para limpeza de vidros

Fundada no ano passado, a Vitri Model surgiu para renovar o conceito de limpeza e conservação de vidros em Farroupilha. A empresa, de Maurício Leandro Ferreira (foto acima, de Fabiano Gasperin/Jornal Informante), atende shoppings, indústrias, empresas em geral e também endereços residenciais.
O grande diferencial é a mão de obra qualificada e o uso de fórmula especial que foi desenvolvida exclusivamente pela marca, garantindo método eficaz, tanto na remoção da sujeira quanto na manutenção e conservação de fachadas, vitrines e janelas. A agilidade é outra marca regi...

30/01/2020 / Ramon Cardoso

As amoras do seu Rui

O agricultor Rui De Col (foto acima, de Fabiano Gasperin/Jornal Informante) terminou 2019 e começou 2020 radiante. Sua produção de amora, da variedade Tupy, na propriedade de Linha Palmeiro (1º Distrito) chegou a 10 toneladas, colhidas por ele e pela esposa Maria Fátima. A fruta, livre de agrotóxicos, se espalhou pelos Estados brasileiros e chegou até o Acre.  
“Foi uma colheita excelente, a melhor em qualidade, não houve perda e o tempo ajudou bastante”, informou o agricultor, que começou a colheita em novembro e encerrou nos últimos dias, debaixo de muito sol forte. Veja mais sobre a satisfa&cced...

09/01/2020 / Ramon Cardoso