09/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Farroupilha sedia Encontro da Juventude Rural nesta segunda

Desde 25 de setembro, mais de 120 jovens participam da rodada de Encontros da Juventude Rural, que ocorrem em seis municípios da Serra Gaúcha. Nesta segunda, é a vez de Farroupilha receber o grupo, que é composto por produtores rurais, filhos de produtores e sócios de cooperativas ou sindicatos que estão se reunindo para refletir sobre o cenário atual e o futuro da agricultura familiar, além de propor pautas para a Jornada Vitícola de 2018.
No município, o Encontro acontece no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio e contará com a presença de Joel Castañy, referência do Cooperativismo na França. Ele abre os trabalhos com palestra a partir das 8h30min. À tarde, as atividades em grupo contarão com a mediação de Luis Carlos Xavier Volcan. Os eventos são organizados pela Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, Fecovinho, Comissão Interestadual da Uva e Centro Ecológico de Ipê, com apoio da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.
“A sistemática utilizada conseguiu abrir nossos olhos sobre como o agricultor está situado neste contexto”, destacou Alessandro De Cesaro, 21 anos, produtor orgânico de Farroupilha, salientando ainda que os encontros servem para mostrar a importância da união entre os agricultores. As ações desenvolvidas com a juventude rural ocorrem desde 2013, por meio do programa de Assessoria Técnica e Extensão Rural (ATER), com o propósito de traçar metas e objetivos para o fortalecimento do jovem no campo. Na foto acima, de Jessyca Bolzan, a dinâmica de trabalho que ocorreu em Veranópolis.

 

Compartilhe

Veja Também:

Grendene e Soprano entre as Campeãs de Inovação da Região Sul

A Revista Amanhã divulgou a 16ª edição da pesquisa “Campeãs de Inovação” e listou as 50 empresas mais inovadoras da Região Sul. Na lista figuram duas farroupilhenses: a Grendene (foto acima, de Divulgação), em 11º lugar, e a Soprano (foto abaixo, de Ramon Cardoso/Jornal Informante), que figurou no segundo bloco, do 26º ao 50º lugar, sem uma classificação específica.  
Os questionários da pesquisa foram processados na Centro do IXL-Center, em Cambridge, nos Estados Unidos e a avaliação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodol...

13/07/2020 / Ramon Cardoso

Farroupilha perde 306 postos de trabalho formais em maio

Dados do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) mostram que maio foi um péssimo mês para o mercado de trabalho em Farroupilha. O município registrou o encerramento de 652 empregos formais, que foram amenizados pelas 346 admissões. Mesmo assim, o saldo negativo é de 306 postos finalizados.
O número não chega a ser tão alto quanto abril, que contabilizou 856 demissões, mas contribuiu para um resultado ruim no mercado de trabalho farroupilhense, que totaliza um saldo negativo de 762 empregos encerrados apenas em 2020 e, no acumulado dos últimos 12 meses (junho de 2019 a maio de 2020), ...

06/07/2020 / Ramon Cardoso