06/07/2020 / Ramon Cardoso

Economia

Farroupilha perde 306 postos de trabalho formais em maio

Dados do Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul (UCS) mostram que maio foi um péssimo mês para o mercado de trabalho em Farroupilha. O município registrou o encerramento de 652 empregos formais, que foram amenizados pelas 346 admissões. Mesmo assim, o saldo negativo é de 306 postos finalizados.
O número não chega a ser tão alto quanto abril, que contabilizou 856 demissões, mas contribuiu para um resultado ruim no mercado de trabalho farroupilhense, que totaliza um saldo negativo de 762 empregos encerrados apenas em 2020 e, no acumulado dos últimos 12 meses (junho de 2019 a maio de 2020), o município contabilizou 1.109 demissões.
Farroupilha (foto acima, do Arquivo do Jornal Informante, do Centro da cidade, durante a quarentena determinada pela prefeitura no final de março e início de abril) foi o quarto município com o pior saldo na Serra (veja tabela abaixo). Desde o lançamento da série histórica, em 2004, foi a primeira vez que todas as cidades, da área de abrangência da UCS, registraram saldo negativo na análise. Confira mais sobre o estudo na Editoria de Economia da Edição 645 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.

O saldo de maio no mercado de trabalho
Município                              Saldo
Caxias do Sul                         -2.887
Vacaria                                   -1.250
Bento Gonçalves                   -643
Farroupilha                           -306
Canela                                    -239
Guaporé                                 -199
Veranópolis                            -128
Torres                                     -121
Carlos Barbosa                      -96
Garibaldi                                 -92
Nova Prata                             -72
São Sebastião do Caí            -63
Flores da Cunha                    -44
Vila Maria                               -24
Total                                       -6.164

Compartilhe

Veja Também:

Concurso sela parceria inédita entre Uniftec/Ftec e Biamar

Aproximar a academia do mercado de trabalho e vice-versa é o ponto de partida para uma iniciativa pioneira e que tem tudo para render bons frutos desde já. O “Concurso Ponto: Moda pra Ficar em Casa” (imagem acima) é uma parceria da Uniftec/Ftec com a Biamar e foi possibilitado a partir de um contato da professora Débora Bregolin com a designer Suelen Biazoli, que foram colegas de graduação, acerto que teve a chancela do professor Gilberto Broilo Neto.
O concurso é um projeto de criação de moda que cumpre cinco etapas com os alunos das duas instituições de ensino que se inscreverem e confere, ao...

29/07/2020 / Ramon Cardoso

Cooperativa Nova Aliança investe R$ 2,7 milhões em energia solar

Buscando economia e também preservação do meio ambiente, a Cooperativa Nova Aliança investiu alto em tecnologia. Foram R$ 2,7 milhões em novas usinas fotovoltaicas em duas de suas unidades: na de Linha Jacinto, em Farroupilha (foto acima, de Guilherme Pillonetto), e na de Santana do Livramento.
Na localizada no município, a nova forma de obtenção de energia está em operação desde abril. Na de Livramento, o novo sistema deve operar a partir de setembro. As novas placas solares devem registrar uma geração de energia capaz de suportar o total de consumo das unidades, gerando uma economia de apro...

28/07/2020 / Ramon Cardoso