07/10/2017 / Ramon Cardoso

Educação

Clássicos revisitados na Pio X

Projeto que envolveu especialmente as disciplinas de Literatura e Língua Portuguesa, capitaneado pelas professoras Erilene Reis (Literatura), Letiane Oliveira (Português e Língua Inglesa) e Fátima Suelen Correia (Literatura, Português e Inglês) desde junho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Pio X apresentou, na manhã deste sábado, uma Mostra Artística e Literária, que mobilizou os alunos das séries finais do Fundamental e, principalmente, do Ensino Médio. 
"Trabalhamos os diversos gêneros textuais e incentivamos, dentro desses gêneros, a produção de textos dos próprios alunos", explicou a professora Letiane. As apresentações artísticas deram sequência à palestra do escritor, poeta e colunista do Jornal Informante Armando Wartha, um ex-aluno da instituição de ensino do bairro Pio X, que palestrou logo no início da manhã. Logo após, as turmas iniciaram as performances que se estenderam até o final da manhã. 
"A Escola é uma grande incentivadora da leitura. Há mais de 10 anos que os alunos da manhã têm, todos os dias, 15 minutos dedicados à leitura. É um trabalho que vem dando um ótimo resultado", assegurou a docente Erilene. Foram 11 as turmas envolvidas nas atividades do projeto, as duas turmas do 6º, 7º e 8º ano, a turma do 9º, as duas turmas do 1º ano do Médio, além da turma do 2º e do 3º. Para encerrar os trabalhos da Mostra, dois teatros revisitando clássicos foram encenados, além de um talk show. 
As turmas do 1º ano realizaram o trabalho a partir da releitura de dois clássicos: "Dom Casmurro", de Machado de Assis, e "O Tempo e o Vento", de Érico Veríssimo. Na foto acima, Guilherme Lara e Júlia Valencio interpretam Bento e Capitu, na releitura da obra machadiana feita a partir do olhar de Capitu. Mais sobre o projeto na Editoria de Educação da Edição 507 do Jornal Informante, que circula na próxima sexta.   

 

 

 

Compartilhe

Veja Também:

Previsão do tempo: Meninas nas Ciências

Projeto desenvolvido desde o ano passado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Farroupilha, o Meninas nas Ciências conseguiu um aporte de R$ 90 mil reais do CNPQ, para o desenvolvimento de um projeto de implantação de Estações Meteorológicas, que será trabalhado durante dois anos.
Neste primeiro, as alunas, do 7º ano ao Ensino Médio, têm aulas no IFRS Farroupilhense, com professores de várias disciplinas relacionadas à área do projeto em questão. Acima (na foto de Juliana Inês Casa Barbieri/Jornal Informante), nesta terça à...

26/03/2019 / Ramon Cardoso

Olga Ramos Brentano protesta pela falta de professores

Com cartazes e palavras de ordem, alunos da Escola Estadual Olga Ramos Brentano (foto acima, de Juliana Inês Casa Barbieri/Jornal Informante) realizaram um protesto na manhã desta terça, que saiu da instituição de ensino, localizada no bairro 1º de Maio, e foi até a Escola Estadual José Fanton, no bairro Volta Grande. Faltam professores para sete disciplinas no educandário. 
A preocupação é grande justamente porque a Olga Brentano é uma instituição de Ensino Médio, o que pode comprometer o desempenho dos estudantes na futura prova do ENEM. Não somente a...

26/03/2019 / Ramon Cardoso