14/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Amado por muitos e odiado por poucos, Horário de Verão começa à meia-noite

A noite mais curta do ano acontece nesta virada de sábado para domingo, quando tem início o Horário Brasileiro de Verão. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, porém, sem regularidade. Adotada de forma permanente desde os anos 80, a meta sempre foi de buscar uma economia de energia, mas que não chega a ser tão expressiva ultimamente, o que fez o governo federal cogitar sua abolição neste ano.
Em 2008, ganhou caráter de medida permanente, passando a vigorar no terceiro domingo de outubro e se estendendo até o terceiro domingo de fevereiro, ou seja, ele encerra no dia 18 de fevereiro quando, à meia-noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
No município, o Parque dos Pinheiros (foto acima do Arquivo do Jornal Informante) vira um ponto de encontro dos farroupilhenses que apreciam o período. Serão 127 dias de vigência do Horário de Verão, o que corresponde a praticamente 35% do ano. Para a grande maioria, motivo de celebração.

 

Compartilhe

Veja Também:

Adega Chesini celebra 60 anos com Gênese

O mais novo produto da vinícola farroupilhense é repleto de significado. Como 2020 é um ano especial para a Adega Chesini, que completa 60 anos, a opção foi por marcar a data com um vinho diferenciado. Fruto de um corte de oito variedades de uva (veja abaixo), o Gênese homenageia o fundador Felippe Thomas Chesini e seus oito filhos, na sociedade que é composta por oito irmãos em um empreendimento que perfaz três gerações.
“É uma homenagem e olhar respeitoso ao que e a quem nos deu origem, nossa gênese. Trabalhamos minuciosamente na elaboração para chegarmos em um vinho excele...

05/08/2020 / Ramon Cardoso

Cresol e Sindilojas firmam convênio para emissão de Certificado Digital

Desde segunda, pessoas físicas e jurídicas podem emitir Certificado Digital na Cresol Farroupilha. A emissão do documento eletrônico foi viabilizada a partir de um convênio firmado entre a cooperativa de crédito e o Sindicato do Comércio Varejista, o Sindilojas. Com a parceria, associados da cooperativa poderão solicitar a expedição do documento na própria unidade de relacionamento.
A parceria possibilitará também que os associados que necessitam da Nota Fiscal Eletrônica contem com descontos especiais na hora da emissão, além de benefícios no que diz respeito a futur...

05/08/2020 / Ramon Cardoso