14/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Amado por muitos e odiado por poucos, Horário de Verão começa à meia-noite

A noite mais curta do ano acontece nesta virada de sábado para domingo, quando tem início o Horário Brasileiro de Verão. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, porém, sem regularidade. Adotada de forma permanente desde os anos 80, a meta sempre foi de buscar uma economia de energia, mas que não chega a ser tão expressiva ultimamente, o que fez o governo federal cogitar sua abolição neste ano.
Em 2008, ganhou caráter de medida permanente, passando a vigorar no terceiro domingo de outubro e se estendendo até o terceiro domingo de fevereiro, ou seja, ele encerra no dia 18 de fevereiro quando, à meia-noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
No município, o Parque dos Pinheiros (foto acima do Arquivo do Jornal Informante) vira um ponto de encontro dos farroupilhenses que apreciam o período. Serão 127 dias de vigência do Horário de Verão, o que corresponde a praticamente 35% do ano. Para a grande maioria, motivo de celebração.

 

Compartilhe

Veja Também:

Vinícola Perini brinda “O Outro Lado do Paraíso”, a nova novela da Globo

Rótulos de duas vinícolas gaúchas foram oferecidos, na última sexta, para cerca de 500 convidados no evento de apresentação da nova novela das 9 da Rede Globo. “O Outro Lado do Paraíso”, de Walcyr Carrasco, durante evento ocorrido no Rio de Janeiro. O mesmo já havia ocorrido no lançamento de outras duas novelas, “Além do Tempo” e “Força do Querer”, e da série “Os Dias Eram Assim”.
Em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a Globo ofereceu vinhos e espumantes da farroupilhense Casa Perini e da bento-gonçalvense Vinícola Sa...

24/10/2017 / Ramon Cardoso

Casavitra amplia linha de utilitários domésticos

Famosa por seus cooktops coloridos, a Casavitra, empresa do Grupo Tecnovidro, lança agora espelhos e prateleiras para compor ambientes, conferindo a eles muito mais leveza e sofisticação. As novas utilidades domésticas são opção para quem procura praticidade e sofisticação com excelente custo-benefício. Os espelhos e prateleiras, inclusive com estampas, são feitos a partir de vidro temperado, cinco vezes mais resistente que o vidro comum.
“O vidro, por natureza, é leve, prático, fácil de limpar e funciona muito bem com a casa toda, compondo espaços sem brigar com outros el...

14/10/2017 / Ramon Cardoso