14/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Amado por muitos e odiado por poucos, Horário de Verão começa à meia-noite

A noite mais curta do ano acontece nesta virada de sábado para domingo, quando tem início o Horário Brasileiro de Verão. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, porém, sem regularidade. Adotada de forma permanente desde os anos 80, a meta sempre foi de buscar uma economia de energia, mas que não chega a ser tão expressiva ultimamente, o que fez o governo federal cogitar sua abolição neste ano.
Em 2008, ganhou caráter de medida permanente, passando a vigorar no terceiro domingo de outubro e se estendendo até o terceiro domingo de fevereiro, ou seja, ele encerra no dia 18 de fevereiro quando, à meia-noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
No município, o Parque dos Pinheiros (foto acima do Arquivo do Jornal Informante) vira um ponto de encontro dos farroupilhenses que apreciam o período. Serão 127 dias de vigência do Horário de Verão, o que corresponde a praticamente 35% do ano. Para a grande maioria, motivo de celebração.

 

Compartilhe

Veja Também:

Dominator Couros lança Coleção Outono/Inverno e loja virtual

A sexta à noite foi de celebração para a Dominator Couros Nobres. A grife farroupilhense, que há mais de 36 anos trabalha com peças que mesclam a essência do couro com inovação e originalidade, apresentou a nova Coleção Outono/Inverno em evento que aconteceu na sede da empresa.
As novidades foram apresentadas pela diretora criativa da marca, Ritielle Dal Pizzol, e por Bruna Schiochet, que atuou na produção de moda. A dupla (ao centro na foto acima, de Ramon Cardoso/Jornal Informante) esteve ladeada pelas modelos Renata Agazzi, Greice Leite, Elisa Rich e Bárbara Gomes, que mostraram a cole&cced...

16/03/2019 / Ramon Cardoso

Armazém do Desvio abre as portas para o público no sábado

Inicialmente marcado para esta quarta, o evento de apresentação do Armazém do Desvio foi adiado para amanhã, quinta, às 18h30min, para imprensa e convidados. O local abrirá as portas para o público no sábado.
Localizado na VRS-813, quilômetro 8, o empreendimento é comandado pela designer Aline Bittencourt Canziani e promete ser um local cheio de surpresas para desvendar, situado em um dos clássicos pontos de veraneio da história do município. 

13/03/2019 / Ramon Cardoso