14/10/2017 / Ramon Cardoso

Economia

Amado por muitos e odiado por poucos, Horário de Verão começa à meia-noite

A noite mais curta do ano acontece nesta virada de sábado para domingo, quando tem início o Horário Brasileiro de Verão. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados em uma hora nos Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal.
A medida foi utilizada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, porém, sem regularidade. Adotada de forma permanente desde os anos 80, a meta sempre foi de buscar uma economia de energia, mas que não chega a ser tão expressiva ultimamente, o que fez o governo federal cogitar sua abolição neste ano.
Em 2008, ganhou caráter de medida permanente, passando a vigorar no terceiro domingo de outubro e se estendendo até o terceiro domingo de fevereiro, ou seja, ele encerra no dia 18 de fevereiro quando, à meia-noite, os relógios deverão ser atrasados em uma hora.
No município, o Parque dos Pinheiros (foto acima do Arquivo do Jornal Informante) vira um ponto de encontro dos farroupilhenses que apreciam o período. Serão 127 dias de vigência do Horário de Verão, o que corresponde a praticamente 35% do ano. Para a grande maioria, motivo de celebração.

 

Compartilhe

Veja Também:

Virou rotina: Lojas Colombo é agraciada com o Top of Mind pela 19ª vez

Desde que foi instituída a categoria Rede de Lojas de Eletrodomésticos, não teve para ninguém: a farroupilhense Lojas Colombo venceu todas as edições do Top of Mind. A premiação da edição 2019 da outorga, conferida pela revista Amanhã, será nesta quinta à noite, na Sogipa, em Porto Alegre.
Nesta edição do levantamento, que manteve a invencibilidade da Colombo no setor, ela foi citada de maneira espontânea por 27,1% dos 1,2 mil gaúchos entrevistados entre os dias 15 de fevereiro a 20 de março. Afora o domínio no segmento, a Lojas Colombo também e...

21/05/2019 / Ramon Cardoso

Em visita, Consuelo Blocker estreita parceria com a Anselmi

A blogger Consuelo Blocker (foto acima, de Roberto Leone) estará visitando o Rio Grande do Sul nos próximos dias e, na segunda, às 10h, ela participa de um bate-papo na Malharia Anselmi. Durante a tradicional Semana de Moda de Milão, a direção da grife farroupilhense estreitou os laços com Consuelo para uma parceria. 
Filha de Constanza Pascolato, um dos nomes mais influentes e respeitados no mundo da moda, a influenciadora debaterá moda, estilo e consumo sustentável no showroom da empresa. Veja mais sobre a visita de Consuelo na Editoria de Economia da Edição 582 do Jornal Informante04/04/2019 / Ramon Cardoso