29/10/2018 / Ramon Cardoso

Política

A eleição em Farroupilha: Bolsonaro conquista 80% dos votos e leva; Sartori vence, mas Leite conquista o Piratini

A apuração no município encerrou cedo. Os dados confirmaram o que se esperava. Um amplo favoritismo de Jair Messias Bolsonaro (PSL) sobre Fernando Haddad (PT) e uma vitória tranquila de José Ivo Sartori (MDB) sobre Eduardo Leite (PSDB). No entanto, apenas o presidenciável chegou ao Palácio do Planalto, ao passo que o emedebista perdeu o Piratini para o candidato tucano.
Na disputa presidencial, o acréscimo no percentual de votos foi um pouco maior para o candidato do PSL. Bolsonaro havia feito 67% da votação no 1º turno, totalizando 29.446 votos. Nesta eleição dominical atingiu 34.114 (80,07% dos válidos). Já o postulante petista, que havia conquistado 4.679 votos no dia 7 (10,65%) chegou aos 8.491 neste domingo, o que corresponde a 19,93% dos válidos.
Na eleição para o governo do Estado, Sartori obteve 60,27% dos votos válidos (25.327 votos) contra 39,73% de Leite (16.695). A transferência de eleitorado se processou melhor com o candidato emedebista, já que no 1º turno ele havia feito 19.470 votos (47,32%). Já o tucano teve um acréscimo menor na votação, tendo em vista que no pleito do dia 7 havia contabilizado 14.871 votos (36,14%).  
A cobertura completa da eleição para os Palácios do Planalto e Piratini você confere na Editoria de Política da Edição 562 do Jornal Informante, que circula excepcionalmente na próxima quinta, antecipada em um dia em virtude do feriadão de Finados. Não deixe de conferir.

 

Compartilhe

Veja Também:

Fêmina, Nei Tempi e Leandro Ávila recebem o Destaque Cultural

Em sua 2ª edição, o Certificado Destaque Cultural será entregue no próximo dia 26, em sessão solene que acontece na Casa Legislativa Lidovino Antônio Fanton (Júlio de Castilhos, 420). Neste ano, são três as categorias que serão contempladas com a outorga na área.
Na Dança, a Fêmina Escola de Dança (foto acima, durante evento em Los Angeles), que novamente neste ano representou Farroupilha em excursão pelos Estados Unidos, foi agraciada. No Folclore, o tradicional Nei Tempi Del Filó foi escolhido. Por fim, na Música, Leandro Ávila e Família foram rec...

14/11/2018 / Ramon Cardoso

Mudanças no primeiro escalão: Bicca na Ecofar, Silvestrin no Desenvolvimento Rural e Amarante no Desenvolvimento Urbano

Com uma Reforma Administrativa em curso, o prefeito Claiton Gonçalves fez uma coletiva de imprensa nesta sexta pela manhã, na sala de reuniões do Gabinete, para falar um pouco mais sobre as trocas no primeiro escalão do Executivo e explicar o reordenamento interno que, segundo destacou, objetiva uma gestão mais transparente, austera e, sobretudo, eficiente.
Logo no início da manifestação, Claiton fez questão de destacar que de 1º de janeiro de 2013, quando assumiu o Centro Administrativo Prefeito Avelino Maggioni, até hoje, o número de servidores que se aposentaram supera o número de concursado...

09/11/2018 / Ramon Cardoso